terça-feira, 20 de julho de 2021

Baltis Passito 2017 Branco

BALTIS PASSITO 2017 BRANCO | DOK MALTA | 14% | PVP  27€
MOSCATEL
MERIDIANA WINE ESTATE
16,5
 
Provavelmente, estou praticamnete certo que assim será, este é o primeiro vinho de bebo vindo de Malta. O destino apresentou-me um passito, um vinho doce, não fortificado, feito 100% a partir da casta Moscatel que depois de colheita é desidratada ao sol. Qual a variedade especificamente? Moscatel de Malta? Vou seguir esse caminho.
Cor amarelo palha, com tonalidades douradas, sem excesso de cor, aspecto límpido e jovem. No nariz mostram-se, com grande exuberância, as notas de fruta passificada, figo seco, uva passa e alperce seco, com algum melaço em fundo, citrino revigorante e equilibrador, mesmo assim mostrando ao que vamos. Boca com algum corpo e textura, ludribiando as nossas expectativas para um embate de densidade e utuosidade acima da média, acidez no ponto, notas citrinas que não se escondem, mas que se envelvem bem no conjunto e alegram o vinho, com final de boca longo e fresco.
À mesa com a sobremesa, prato de fruta tropical laminada, sorbet de limão ou de tangerina ou, na minha opinião bem mais satisfatória, uma ligação com um prato de entrada, um naco de foie gras ou umas iscas de cebolada, com a cebola bem caramelizada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário