terça-feira, 5 de outubro de 2021

Quinta das Marias Crudus 2018 Branco

QUINTA DAS MARIA CRUDUS 2018 BRANCO | DÃO | 13% | PVP  23€
ENCRUZADO
PETER ECKERT VINHOS, LDA
18
 
Este é um vinho Out of the Bottle. Leu bem. Trata-se uma colecção de vinhos deste produtor que serão lançados com a missão de transmitir a pureza inegualável da região do Dão. Mas é também uma obra, um design. Ao mesmo tempo a vaguarda e os antepasssados do Dão juntos.
Como sempre nestes casos estamos perante uma edição com um número muito limitado de garrafas, apenas 960, pelo que será um privilégio prová-lo esperando que novas colheitas surjam no futuro. 
Um 100% Encruzado que vem ao contrário do que ultimamente se tem feito com esta casta na região. com um leve toque de notas de redução, prima pela frescura, pureza e, embora possa haver quem não concorde com a palavra, revela uma marcada mineralidade.
Cor amarelo citrino, tonalidade aberta, leve esverdeados, aspecto limpido e jovem. No nariz marcam as notas limonadas, limão acabdo de cortar e espremer, ladeado por fruta de caroço, maça verde e as tais notas que parecem de alguma redução, ligeira resina e amêndoa verde com um fundo de pedra partida, sensação de chuva no final de dia quente de verão. Boca com tensão, com corpo mais volumoso do que esperava, mostrando mais uma vez o lado mineral e acídulo da fruta critina, a cortar este corpo que parecia em exagero, equilibrando o conjunto, tornando-o atrativo e até guloso sem lhe colocarmos nada de doce. O final de boca é extenso e mordaz.
Dos melhores Encruzados que tenho bebido nos últimos tempos ou então, fui apanhado pela sua originalidade e pela diferença. Só por isso tem o meu aplauso. Quem puder guarde uma garrafinha para juntar ao Bacalhau no Natal.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário