segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Quinta da Espinhosa Grande Reserva 2015 Branco

QUINTA DA ESPINHOSA GRANDE RESERVA 2015 BRANCO | DÃO | 13,5% | PVP  11,90€
ENCRUZADO, MALVASIA FINA, BICAL, CERCEAL BRANCO
QUINTA DA ESPINHOSA  - ALBERTO OLIVEIRA PINTO
17
 
Encontrei este vinho na carta de um restaurante a poucos quilómetros da Serra da Estrela que acabou por chamar a minha atenção por duas razões principais. Em primeiro lugar o ano da colheita. Estando em 2021 pareceu-me poder estar lá esquecido, mas logo fui esclarecido que, nesta gama, era o mais recente no mercado. Um branco do Dão com estes anos em cima. Imperdível. A segunda razão prendeu-se com o facto que ainda nunca ter provado um vinho deste produtor. Pareceu-me acertado estando tão perto de Serra ser esta a minha escolha.
Cor amarelo intenso, com tonalidade palha, sem marca desmesurada de dourados, aspecto límpido e ainda jovial. No plano aromático mostra elegância e harmonia, com notas de fruto amarelo madura, alperce, ameixa, ligeiro citrino, lima, floral bem medido, sem sobreposição aos restantes aromas, barrica integrada, traço mineral, perda lascada, envolvente e fresco. Surpreende na boca, cheio de vida e garra, com corpo médio, sente-se a sua cremosidade, equilibrada por acidez pungente, que seca o palato, deixando mostrar uma fruta sumarenta de qualidade, conjunto atrativo, com o tempo de garrafa a dar-lhe algum polimento de arestas que deviam existir quando novo, terminando longo e elegante.
Reconheço-lhe o potencial imenso para o bacalhau e o polvo bem regados com azeite assim como, para aquela que foi a minha escolha nessa noite, o cabrito assado no forno. Muito bem a equilibrar a experiência retirando a gordura em excesso do prato.

Sem comentários:

Enviar um comentário