quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Adegamãe Terroir: As Novidades Confirmam Certezas

Os Adegamãe Terroir, topos de gama do produtor de vinhos de Lisboa, conheceram recentemente as novas colheitas. Um momento único, que incluiu uma vertical com a prova de todas as colheitas anteriores de Ademãe Terroir branco e tinto, permitindo não só uma viagem no tempo em termos de história e estórias em torno deste vinho, como também um perceber e avaliar do potencial de guarda de ambos.
 
Com nova imagem, num registo mais limpo e com destaque para o Terroir em relação ao nome do produtor, a vertical de branco contou com os anos de 2013, 2014, 2016 e o agora apresentado 2017. Um vinho que apenas é lançado quando a colheita é de qualidade superior e que por isso não conheceu o ano de 2015. 
Apesar de ser sempre um blend de castas brancas, a Viosinho desempenha um papel de relevo importante, estando sempre presente em todos os anos, assim como sendo sempre aquela com maior percentagem no lote. Uma casta que tem um comportamento fenomenal num terroir marcadamente atlântico e que merece esta relevância. A colheita de 2017 conta com Viosinho (75%) e Arinto (25%) e apresenta uma perfil de frescura e complexidade incrível para um branco que apenas é lançado 5 anos após a colheita. 
Na prova do tempo dos brancos, o Adegamãe Terroir 2014 rouba a atenção aos seus irmãos de 2013 e 2016. Para além da vivacidade, frescura e elegância com que nos brinda, conta com aquio que só o tempo em garrafa dá a estes vinhos: complexidade, libertação de arestas, barrica no ponto, perfeito para a mesa. Um luxo.

ADEGAMÃE TERROIR 2017 BRANCO | LISBOA | 13,5% | PVP 50€
VIOSINHO, ARINTO
ADEGAMÃE - SOCIEDADE AGRÍCOLA, LDA
18,5
Cor amarelo citrino definido e intenso, tonalidade esverdeada aberta, Aspecto límpido, jovem e brilhante. No plano aromático apresenta-se delicado e elegante, com notas de fruto citrino maduro, toranja e bergamota, fruto de pomar de polpa branca, com evidente salino, pedra lascada e cabeça de fósforo, barrica integrada, envolvente rica, leve nota de mel e fruto seco, complexo. Na prova de boca mostra corpo sedutor, de textura macia e aveludada,  acidez acutilante, vivaz, secura gradual, com a fruta sumarente e bonita, largo, graúdo, barrica em amparo, com final de boca longo e persistente.

Em relação ao tinto, a vertical contou com os três anos existentes. O primeiro de todos os Terroir, 2012, o 2015 e o mais recente 2016 lançado 6 anos após o ano de colheita. Aqui, entre os anos anteriores, destaque para o 2012 revelando um momento de forma soberbo e a dizer do potencial enorme de guarda desta gama. Expressivo, elegante, jovem, poderoso, faltam as palavras.
As uvas para o tinto chegam da Quinta de São Carlos, em Alenquer, mais afastada do mar Atlântico do que a propriedade onde nascem as castas brancas, com as Serras do Socorro e da Archeiro pelo meio, mas com este a fazer-se sentir e a mostrar toda a sua influência do perfil do mesmo.

ADEGAMÃE TERROIR 2016 TINTO | LISBOA | 14% | PVP 50€
TOURIGA NACIONAL. CABERNET SAUVIGNON, TOURIGA FRANCA
ADEGAMÃE - SOCIEDADE AGRÍCOLA, LDA
18,5
Cor vermelho rubi luminoso, de média concentração, aspecto límpido e jovem. No nariz revela a fruta vermelha e preta madura, num registo fresco, com toque floral bem medido, algum vegetal, toque a  pimento, folha de tomateiro muito ao de leve, balsâmico fresco, pimenta preta, caixa de charutos, leve toque respirante em fundo, vivo e desafiante. Boca com volume e estrutura, pleno de vigor e vida, macio e aveludado ao toque, acidez no ponto, secando o palato de forma gradual, puxando pela comida, dando a fruta num patamar delicioso, fresca e sumarenta, de tanino firme, conjunto uno, com a barrica integrada e com término de boca longo.

Sem comentários:

Enviar um comentário