FIELD BLEND (ALVARELHÃO, TINTA PINHEIRA,TOURIGA NACIONAL, TINTA AMARELA)
ADEGA COOPERATIVA DE BORBA, CRL
18
As vinhas que dão origem a este vinho nascem na parcela denominada como "Mata", rodeada de floresta, com solos menos argilosos e arenosos, predominando o granito, com mais de 70 anos de idade e deixando o field blend de cerca de 40 castas indigenas do Dão estabelecer as regras no produto final.
Impressiona pela sua garra e juventude, revelando um perfil marcado pelo fruto negro, pelas sensações de bosque, pelos terrosos e pelo lado salino, mineral e elegante com que se apresenta. Pensarei sempre nele para um casamento feliz à mesa onde as carnes cozinhadas no forno e sem hora marcada serão parelha acertada. Cabrito e borrego no topo das escolhas.
Cor vermelho intenso, média concentração, leve tonalidade granada, aspecto límpido e jovem. No plano aromático aparece um pouco tímido no inicio da conversa, aos poucos vai mostrando a fruta preta e azul madura, dando espaço e mais relevo às notas de bosque, caruma, alguma turfa húmida, dando a especiaria fina e bem colocada, pedra molhada pelas primeiras chuvas, ervas aromáticas da ribeira, conjunto rico e desafiante. Grande presença de boca, mostrando frescura e elegância alinhada com o perfil mais volumoso, textura macia, acidez no ponto, continuando a mostrar a fruta bem nitida e saborosa e um tanino que se sabe presente, mas fino, alinhado, acompanhando o conjunto, equilibrado e uno, com término de boca longo e persistente.
Sem comentários:
Enviar um comentário