quinta-feira, 6 de abril de 2023

Restaurante Varanda do Casal - Casal de São Simão

Estamos à entrada da Aldeia de Xisto de Casal de São Simão, o restaurante fica logo ali à nossa direita e nem lhe damos atenção, passamos junto à porta, ainda a manhã estava a abrir, mas já com pessoas, estranhamente, a entrar e sair. Nem sabia da existência deste espaço, mas sendo que ainda iamos de passeio resolvemos deixar logo mesa marcada pois não queriamos ficar apeados. 
Surpresa. Só já havia mesa para as 14 horas. Sem problema. Mas aguçou a curiosidade até ao momento da refeição. Até lá havia que fazer. Visitar a típica aldeia, fazer uma caminhada até à praia fluvial e percorrer os passadiços das Fragas de São Simão. 

Regressamos ao restaurante à hora marcada, a nossa mesa estava à espera e até ela chegar tivemos de passar pela garrafeira de brancos. Momento de perdição. Brancos daqueles que poucas vezes se vêm em restaurantes, brancos portugueses e de outros países, champanhe e espumante lado a lado, que belo aperitivo para o olhar. 
Na mesa já umas entradas para enganar a fome.  Um Salteado de Enchidos da Beira, Cogumelos Silvestres na Sertã com Alho e Alecrim e Peixe do Rio de Escabeche. Tudo cheio de sabor. Ao lado a Manteiga de Alho, Azeitonas Temperados e o cesto de Pão da Aldeia maravilhoso. Começar assim é sempre bom sinal.

Após consultar a ementa, com poucos pratos para escolha, mas mais do que suficientes para a ocasião, foi fácil perceber que a comida de conforto e as receitas regionais são o convite para voltarmos às lembranças da comida de antigamente, da comida com sabor e que nos marca e aquece a memória. Feijoada de Javali e Enchidos da Beira com Nacos de Lombinho de Javali, Veado Assado em Forno de Lenha com Migas de Cogumelos ou Cabrito Assado em Forno de Lenha com Batata Assada e Arroz de Míudos de Cabrito nas opções de carne e Bacalhau com Crosta de Cogumelos Silvestre e Arroz de Polvo de Forno nas opções de peixe fazem com que tudo nos pareça digno de experimentar. O conselho da casa foi, no entanto, madrasta para as nossas intenções. "Escolham apenas uma dose de um deles, será mais do que suficiente". Não havendo já o desejado cabrito. Fomos para o Bacalhau. Di-vi-nal.

Passámos à sobremesa já de barriga cheia e a temer pelo pior. Pela lista de sobremesas, todas elas caseiras, desfilavam nomes que ameaçavam podermos cometer o pecado da gula e que, no dia seguinte teriamos de o confessar e por ele pagar a merecida punição. Fomos sofregos. Uma sobremesa para cada um. Escolhemos a Pêra Bebeda em Jeropiga e Açafrão, Areia de Frutos Secos e Gelado de Nata e o Pudim de São Bernardo, Caramelo de Citrinos e Sorbet de Limão. Não ficou nem migalha para contar história.
A carta de vinhos é generosa quer em diversidade de regiões e perfis, quer em escala de preços. A Beira Interior está presente, mas não só. Percebe-se que há quem perceba da coisa e que lhe tenha gosto, no que faz e no que quer partilhar. Boas escolhas, bons copos, belissimo serviço. Diria que estamos perante um belo tesouro, talvez um segredo bem guardado à espera do visitante incauto que nem imagina o que ali pode encontrar. A voltar em breve pois aquele cabrito ficou-me a soar na memória. 
_______________________________________
VARANDA DO CASAL 

Tipo de Cozinha: Regional / Conforto
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Não
Estacionamento: Sim.
Horários: Quinta-feira a Sábado, das 12:30h às 15:00hm e das 19:30h às 22:00h; Domingo e Segunda-feira, das 12:00h às 16:00h. Encerra à Terça e Quarta-feira.
Preço Médio Refeição s/bebidas: 25€

Morada: Rua Principal 3260-030 CASAL DE SÃO SIMÃO
Telefone:  +351 912 944 001

Sem comentários:

Enviar um comentário