domingo, 14 de maio de 2023

Mosteiro do Leitão Zibreira - Torres Novas

P
ara quem ainda não sabe ou reparou, o mais recente restaurante do Mosteiro do Leitão fica mesmo ali à beira do posto de abastecimento da Repsol no nó entre a A1 e da A23. Abriu em julho de 2020, ainda a pandemia estava a dar os primeiros passos e por isso só a partir de 2022 passou a ser ponto de paragem quando regresso do Norte do País.
O Leitão assado em forno de lenha é obrigatório e, sem surpresa, a especialidade da casa, embora nas escolhas disponíveis se encontrem outras opções para além do bacorinho tostatado e estaladiço. como por exemplo os Peixinhos da Horta, o Torricado de Bacalhau ou a Massada à Barrão. Eu fico-me pelo leitão pois também não vou a uma pizzaria pedir bife com batatas fritas.
A verdade é que só de ouvir o barulho da tesoura a cortar o leitão foge-me a vontade de escolher outra coisa.

Apesar de sempre preferir entrar e sentar-me à mesa, também há, para quem não pode perder muito tempo na refeição, a maravilhosa da Sandes de Leitão, cheia de sabor e com um pão maravilhoso que preferi experimentar no próprio local. Mas se quiser, também é possível pedir embrulhada e comer mais tarde. 
 
Na mesa, enquanto se aguarda pelo manjar, tempo para umas azeitonas bem temperadas e uma manteiga que se liga muito bem ao pão. Este, quando quente, pede mais um quadradinho da malandra. O leitão não demora muito a chegar e vem com companhia da batata frita em rodelas, salada simples, mas necessária e o molho de pimenta que é um regalo. As fatias de laranja chegam quase como que apenas por enfeite, mas pedindo, chegam mais quase de imediato.
Estaladiço, cheio de sabor, com a qantidade certa de carne e as energias vão voltando lentamente ao corpo. Bem sei que normalmente estou em viagem quando por aqui passo, mas raramente resisto ao espumante da Bairrada para lhe fazer companhia. Algumas boas opções a este nível, copos adequados e temperatura certa dão o mote, o momento faz o resto. 

Os adeptos da sobremesa também não ficam desiludidos. Sugestões simples e caseiras como a Mousse de Chocolate que ajudam a deixar um sabor mais doce no final de refeição.
 
_______________________________________
MOSTEIRO DO LEITÃO ZIBREIRA

Tipo de Cozinha: Regional /Leitão Assado
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Não
Estacionamento: Sim.
Horários: Todos os dias das 12:00h às 22:00h
Preço Médio Refeição s/bebidas: 25€

Morada: Lugar da Lameira Grande - Zibreira E.S.REPSOL Nó A1/A23, 2350-838 TORRES NOVAS
Telefone:  +351 249 09 77 88

Sem comentários:

Enviar um comentário