segunda-feira, 10 de julho de 2023

Casa dos Torricados - Santarém

"Conta a tradição do ribatejo, que o campino ia para a lezíria guardar os toiros e levava pão caseiro e umas lasquinhas de bacalhau seco. Fazia uma fogueira, raspava o alho cru no pão e regava-o com azeite. Fazia uma torrada nas brasas até o azeite chiar. Depois do bacalhau assado, que ia para cima do pão, temperava-o com uma pitada de coentros. Almoço feito!"
 
A lista de ingredientes, embora reduzida, é de fazer crescer água na boca. Bacalhau, azeite, alho e pão. Se às mãos mágicas na cozinha se juntar produto de qualidade então sim, temos Almoço feito!  Com foco nesta ideia fomos ao encontro desta tradição na Casa dos Torricados, bem no centro histórico de Santarém, e tem também a fama de especialidade da casa.
 
Sem grandes dúvidas escolhemos o Torricado de Bacalhau, mas a ementa é uma verdadeira  lista de variações do original, podendo também escolher o torricado de polvo, de alheira, de porco preto, vitela do Ribatejo maturada e até um torricado vegetariano. Opções de escolha não faltavam e por isso houve espaço também para provar o Torricado de Vitela Ribatejana Maturada
Para além dos torricados é possível também escolher carnes grelhadas e peixes do dia, polvo e bacalhau sempre tendo como cozinha a grelha.
 
As doses são muito bem servidas e somos forçados a dizer que uma dose chegará bem para duas pessoas. É comida de trabalho ou para ficar a dormir a tarde toda se a visita for ao almoço. Aqui os torricados não chegam sozinhos à mesa. Vêm guarnecidos com batata a murro, migas e magusto com couve portuguesa. 

O torricado de bacalhau não desilude e confirma a expectativas. As lascas de bacalhau bem soltas, sem estar cozinhado em demasia, com sabor, equilibrado, sem o alho em excesso e sem se mostrar um perfil marcadamente untuoso e gordo. Surpreende o de vitela ribatejana maturada, com a carne no ponto, média/mal, macia, mais uma vez com grande equilíbrio.
A boa impressão nos torricados não corresponde ao plano das entradas e sobremesas. Escolha mais diminuta e banal, com o chouriço assado cozinhado para lá do ponto, seco e com muitas faltas nas sobremesas. Tentamos por fim escolher fruta. O melão do Ribatejo, mas fomos aconselhados (e bem) a passar ao café.

________________________________________________________
CASA DOS TORRICADOS

Tipo de Cozinha: Regional /Tradicional Ribatejana
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Não
Estacionamento:Fácil. Na rua.
Horários: Quarta a Segunda-feira: 12:00h às 15:00h e 19:00h às 22:00h
Preço Médio Refeição s/bebidas: 20€

Morada: Rua Dr. Jaime Figueiredo Nº 25, 2005-139 SANTARÉM
Telefone:  +351 243 096 381

Sem comentários:

Enviar um comentário