sábado, 24 de fevereiro de 2024

Taylor's 20 Year Old Tawny Port

TAYLOR´S 20 YEAR OLD TAWNY PORT | PORTO | 20% | PVP  48€
CASTAS TRADICIONAIS DO DOURO 
QUINTA AND VINEYARD BOTTLERS VINHOS, SA
ENGARRAFADO EM 2016
18

A Taylor's é sem dúvida mais reconhecida pelos seus Vintages, no entanto, confesso que em nada fica atrás nos Tawnies, sendo que nesta categoria se apresenta de fato de gala com magníficos lotes de tawnies velhos. 
Este 20 Year Old Tawny é disto um bom exemplo num perfil onde a intensidade das notas de fruto seco e especiaria começam a mostrar-se com mais intensidade do que a fruta e onde a riqueza e complexidade acrescidas em relação ao patamar anterior é evidente, com os aveludados mais notados, mantendo, todavia, uma elegância e frescura acentuadas. 
Excelente a acompanhar frutos secos torrados com sal ou uma sobremesa mais composta à base de amêndoa e ovos.
Cor âmbar intenso, mais escuro, com nuances avermelhadas, límpido e cativante. Impressionante no plano aromático, rico, complexo e opulento, com notas de fruta passa, alperce, figo, ameixa, numa ligação de sucesso com as notas de fruto seco, noz e amêndoa, o delicado tempero das especiarias e leves pinceladas de flor de laranjeira, harmonioso, com perceptível toque de barrica em pano de fundo. O registo de boca acompanha o do nariz, revelando volume, estrutura e textura voluptuosa, macia, doce equilibrado, frescura e elegância, mantendo-nos interessados a continuar a beber, aveludado de fruto seco, algum caramelo salgado, final de boa longo e prazeiroso.

Sem comentários:

Enviar um comentário