ALFROCHEIRO, ARAGONEZ, TOURIGA NACIONAL
PAÇO DE SANTAR VINHOS DO DÃO, SA
18,5
Momento de erguer o nosso copo para nele receber um vinho verdadeiramente especial e único, até mesmo pela forma como ganha este nome. No ano de 2021, quando se reuniu um painel independente de 17 jurados nacionais e internacionais para provar e avaliar as novas colheitas do Vinha do Contador, este Grande Júri foi unânime na sua avaliação. A colheita de 2013 do Vinha do Contador tinto recebeu as preferências de todos e com uma avaliação muito próxima do máximo possível. Um resultado que lhe confere o estatuto de vinho premium de um ano excecional e, por isso, a designação de Grande Júri no rótulo.
Destaque para a elegância e harmonia do conjunto, que expressa com finura o lado mais vivaço e potente de uma região que tem no tempo um ingrediente precioso na criação dos seus grandes vinhos. À mesa não foge ao esperado e comporta-se com excelência com pratos regionais mais ricos e complexos, como os assados de carne no forno, e não se esconde quando há queijo e pão para petiscar.
Cor vermelho concentrado de tonalidade granada, auréola luminosa, aspecto límpido e ainda de tez jovem. Rico e complexo no plano aromático, oferecendo com elegância e frescura um bouquet onde a presença de fruta vermelha e fruto de bosque maduras aparecem envolvidas nas notas da passagem por barrica e pelo tempo de descanso até chegar ao nosso copo. Componente floral bonita, muita especiaria, balsâmico fresco, mentolados, pinhal, caruma, ligeiro traço de evolução que lhe confere uma camada adicional, desafiante e em constante movimento. Na prova de boca não abandona o registo de elegância, antes a reforça ao conjugar o perfil mais estruturado e corpulento com delicadeza e personalidade, revelando textura macia e aveludada, com secura equilibrada, persistente, fruta sumarenta e saborosa, tanino sedutor, especiaria bem ligada e um final de boca extenso. Um belo representante do Dão.

Sem comentários:
Enviar um comentário