VINHAS VELHAS, CASTAS TRADICIONAIS DOURO
J. W. BURMESTER & CA., LDA
18
No ano passado, por data de celebração do Dia do Vinho do Porto (Port Wine Day), tive o prazer de participar numa Masterclass dedicada aos Porto Vintage 1994 organizada pelo IVDP, celebrando os 30 anos de Vintage. Infelizmente, este ano, não podendo deslocar-me à cidade do Porto, abri este Porto Vintage de 1995, também a celebrar 30 anos e que se mostrou num momento de forma notável.
Curiosidade para três indicações no rótulo pouco habituais. A indicação de Retinto, de Doce e Extra Selected que também figura em outros Porto Vintage que tenho na garrafeira deste produtor com idade similar.
Curiosidades à parte, um Vintage numa forma extraordinária, que reforça a presença do Vinho do Porto como um dos melhores vinhos fortificados do mundo.
Visualmente mantém a tonalidade avermelhada, em tons rubi, aparecendo leves alaranjados, mais aberro e luminoso, límpido e cativante. No plano aromático apresenta-se elegante e fino, limpo e com a fruta preta madura bem fresca e evidente, componente levemente compotada, fruto silvestre, lado a lado com notas de fruta passa como o figo e a tâmara, juntam-se ao bouquet notas de especiaria, chocolate negro em fundo, rico e desafiante. Na prova de boca mostra-se em grande forma, cheio de vida, com o doce em namoro aceso com a sua acidez vibrante, bela secura, mostrando a fruta passa, licorada, fruto seco torrado, enche a boca num registo elegante e prazeroso, queremos voltar e voltar, termina longo e persistente.

Sem comentários:
Enviar um comentário