VITAL, JAMPAL
SOCIEDADE AGRÍCOLA FÉLIX ROCHA, LDA
17
As castas Vital e Jampal são duas castas de uvas brancas autóctones nacionais, historicamente cultivadas na região de Lisboa, nomeadamente em Alenquer e Cheleiros, embora atualmente, por diversas razões, tenham pouca expressão no encepamento total do País. Ambas são consideradas castas históricas e raras, recuperadas por alguns produtores que acreditam no seu potencial.
Tendo Alenquer como berço, a Félix Rocha lançou recentemente este blend que me chamou a atenção. Confesso não ter a certeza ou dados, mas não existirão muitos vinhos em Portugal com esta receita, pelo que é sempre de aplaudir a aposta do produtor.
Destaco-lhe a bela acidez e tensão com que nos recebe na prova de boca, estimulando o palato e equilibrando o seu corpo mais volumoso e cheio. Entende-se muito bem à mesa com peixe grelhado ou assado, complementando desta forma, a gordura de peixes como o robalo, a dourada, o salmão ou a garoupa com este perfil vivaz e de harmonia entre acidez e corpo.
Cor amarelo citrino, tonalidade esverdeada, aspecto límpido, brilhante e jovem. No plano aromático lugar às notas de fruta de pomar, maça, marmelo e pera, com pitada tropical e citrina a compor o bouquet, perfumado floral bem medido, flor de laranjeira, e vinco mineral evidente. Boca com volume e textura macia, num registo elegante garantido pela sua frescura e acidez vibrante, com tensão e prolongamento, fruta fresca e, novamente, com presença mineral, salina, bem integrada. Final de boca longo e persistente.

Sem comentários:
Enviar um comentário