terça-feira, 13 de novembro de 2012

Restaurante "Colares Velho" - Colares

Na mística Vila de Sintra, a caminho das praias tão conhecidas como a Praia Grande ou a Praia das Maças, passamos por Colares. O nome desta freguesia trás à lembrança o famoso vinho de Colares, cujas vides resistiram à maleita da filoxera e assim tornaram este nome conhecido em todo o mundo. Mas por aqui não é apenas o vinho que merece a nossa atenção. Aberto ao público como restaurante à cerca de 30 anos, o Colares Velho já foi uma mercearia e até uma taberna. Hoje, como restaurante, merece sem dúvida a nossa visita.

A decoração e ambiente causam o primeiro momento de admiração. Parece que voltamos no tempo. Tudo no lugar certo. Estamos na Sintra dos tempos idos e queremos ficar, queremos fazer parte deste quadro de época. Somos acolhidos com simpatia, sem intimidações naturais da primeira vez, sentimo-nos praticamente em casa. O serviço é cuidado, apesar de acolhedor e muito próximo sentimos que se sabe o que fazer para que tudo seja do nosso agrado. Os tempos de demora entre apresentação da carta, efectuar o pedido e começarmos a ser servidos é um instante na companhia de simples, mas deliciosas entradas colocadas na mesa. O serviço de vinhos é talvez o ponto onde mais uma vez tenho de me contentar com o mediano. Desde a carta de vinhos até ao serviço do vinho propriamente dito sou confrontado com opções do mais comum e sem o cuidado que poderia haver. Nota positiva para o facto de haver vinho a copo, embora poucas referências.
A ementa está recheada de pratos simples, mas que recuperam velhas receitas, velhos sabores e que as trazemnovamente ao nosso palato. Nota-se o cuidado em cada pormenor, o sabor presente em cada garfada e o querer servir bem. Come-se muito bem por aqui.
À noite a experiência é ainda mais convidativa, no adro da Igreja respira-se o ar de Sintra, o silêncio da noite é relaxante e convida a entrar, propicia-se uma breve espera numa das salas onde apetece apenas beber algo e trocar plavras soltas antes da refeição. Um dia deste sou capaz de lá voltar.
Morada: Largo da Igreja, 2705-193 Colares - Sintra
GPS: 38.79937 -9.44746
Contacto: 219 292 727 ou colaresvelho@mail.telepac.pt
Preço Médio por Refeição: 25€
Atendimento: Acolhedor, Sofisticado
Satisfação: 7,5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário