quarta-feira, 16 de abril de 2014

Sogrape Garrafeira 1984 Tinto

Características
Tipo: Vinho Tinto
Castas: Baga, Castelão e Tinta Pinheira
Região: Bairrada
Teor Alcoólico: 12%
Produtor: Sogrape Vinhos de Portugal, SA
Preço: -€ vap

Nota de Prova
Numa ida à minha Garrafeira para depositar mais umas garrafas dou de caras com este Sogrape Garrafeira de 1984. Penso de imediato que a tenho de abrir o quanto antes pois já não me recordo à quanto tempo ali estaria e que, provavelmente, já estaria passada. Assim fiz. Uma tarde ao alto e depois resolvi abrir a mesma com algum tempo antes da refeição. A rolha, embora com alguma dificuldade, sai por completo e os aromas que de seguida saem da garrafa aguçam-me a curiosidade. Aguardei pacientemente pelo jantar. À hora, e sem o decantar, verto um pouco para o copo. Cor de matizes barro vermelho, ainda com alguma concentração e de aspecto limpo. No nariz grande intensidade aromática de fruta vermelha e preta compota, licor de ginja, um certo licoroso e guloso perfume. Na boca sou surpreendido pela pujança com que se apresenta, acidez e secura, encortiça a boca por momentos e depois descarrega toda a fruta já sentida no nariz. Viciante, untuoso, cremosidade da fruta já compota e alguma fruta passa e seca conforme este vai evoluindo no copo. Onde estão os couros, iodados e afins? Nada. Tenho de ver se não tenho para lá outra perdida na garrafeira.

Classificação: 91/100

Sem comentários:

Enviar um comentário