sexta-feira, 22 de maio de 2020

Quinta do Vesúvio Vintage Port 2016

QUINTA DO VESÚVIO VINTAGE PORT 2016 | PORTO | 20% | PVP  90€
TOURIGA NACIONAL, TOURIGA FRANCA, TINTA AMARELA, SOUSÃO, ALICANTE BOUSCHET 
SYMINGTON FAMILY ESTATES VINHOS, SA
19

Nasce na Quinta do Vesúvio, sem dúvida uma das mais emblemáticas propriedades do vale do Douro, situada a montante do vale, já no Douro Superior. São os vinhedos antigos do Vesúvio, com produções muito baixas por videira, que produzem vinhos com uma tremenda concentração e estrutura, ideais para um Vintage.
O Vesúvio 2016 foi feito a partir de uma combinação de uva das vinhas do Vale da Teja, na extremidade oeste da Quinta, e que constituíram a sua estrutura principal, contribuindo com Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Amarela; com as uvas da vinha do Pombal de onde veio o Sousão para contribuir com acidez e frescura; e ainda com uvas da vinha dos Castelos com o Alicante Bouschet a dar estrutura e substância.
O resultado é fantástico.
Cor retinta, concentrado, opaco, ainda a agarrar ao copo, lágrima chorosa, aspecto jovem. Aromaticamente intenso, com a fruta preta a mostrar toda a sua magia, mirtilos, amoras silvestres, ameixa e cereja preta,  cassis, com notas de compota, o traço elegante da pimenta rosa, toque grafite, tinta da china, complexo e desafiante. Na boca revela estrutura, volume, a envolver todo o palato, com sensação de fruto azul, bela secura inicial, com a fruta muito bem definida, tanino no sitio, poderoso, num conjunto harmonioso e com um final de boca que parece não terminar.
Irá passar muito bem pelos anos vindouros, mostrar o potencial de guarda que se quer para um Vintage. Adoro-os assim, jovens, desconcertantes e apaixonantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário