terça-feira, 24 de agosto de 2021

1900, 1908 e 1927: Os Porto Very Old Tawny Raros e Antigos da Real Companhia Velha

No ano em que celebra 265 anos e a relativa pouca distância do 10 de Setembro, dia efectivo do aniversário, a Real Companhia Velha apresentou uma coleção de três Vinhos do Porto das colheitas de  1900, 1908 e 1927. Do final do século XIX e início do século XX, representam as melhores Colheitas daquele período, envelhecidos com grande devoção e meticuloso cuidado nas suas centenárias caves de Vila Nova de Gaia. Foi lançada numa belíssima embalagem com três garrafas de 200 ml, numa edição limitada a 500 unidades e com um preço de venda ao público de 2500 euros.
Apesar de ainda condicionada pelas regras impostas devido ao actual estado de pandemia, a Real Companhia Velha não quis deixar de fazer uma apresentação e prova dos mesmos que revelaram tratar-se de Portos de excepcional qualidade,  autênticas pedras preciosas para qualquer apaixonado de Vinho do Porto.
 
Antes de passar à nota de prova de cada um deles e dada a raridade e história que vinhos desta magnitude trazem consigo é obrigatório contextualizá-los devidamente no tempo. O ano de 1900 foi considerado como um ano de produção generosa, mas com qualidade, há relato que a vindima desse ano terá começado no final de Setembro, com um clima de feição após alguns dias de chuva. Este 1900 reflete bem as características do ano, que produziu vinhos descritos como delicados e harmoniosos, apesar de terem menos cor e menos estrutura do que os dos anos clássicos. 
O ano de 1908 trás consigo a reputação de ter produzido vinhos de qualidade, tendo beneficiado de um inverno frio, uma primavera amena e um excelente verão, com altas temperaturas no momento da vindima, a acontecer em finais de Setembro. 
Quanto ao ano de 1927 reconhecemo-lo como um dos melhores do século. Produziu vinhos com cores profundas e de alta concentração. Relata a história que as chuvas, no final de Setembro, foram extremamente benéficas para o afinar da maturação e que a vindima terá ocorrido tardiamente para a época, no início de Outubro, em excelentes condições climatéricas, com temperaturas altas, que terão contribuído para uma perfeita maturação das uvas. Um Porto formidável e, provavelmente, um dos mais distintos de todo o espólio de Vinhos do Porto muito velhos.
 
REAL COMPANHIA VELHA VERY OLD TAWNY PORT 1900
REAL COMPANHIA VELHA
19
Cor âmbar definida, com tonalidade aloirada, ligeiro esverdeado e acastanhado, bonita auréola, aspecto límpido. Aromaticamente complexo e elegante, com notas de fruta passificada, uva, alperce, figo, fruto seco, pinhão, alguma percepção de resina, fruto seco torrado, avelã e noz, madeira velha, profundo e desafiante, com aquela nota de vinagrinho subtil que lhe dá tanta vida. Na boca mostra corpo e volume, com uma cremosidade envolvente, textura melada, bem temperado pela sua acidez vivaz, mostrando-se elegante, com finess, harmonioso, com o adocicado em medida de excelência, rico, longo no final, marcando pela sua frescura, elegância e nobreza.
 
REAL COMPANHIA VELHA VERY OLD PORT 1908 
REAL COMPANHIA VELHA
19
Cor âmbar escuro e definido, com tonalidade esverdeada nítida, aspecto límpido e brilhante. No nariz surge com notas mais voluptuosas, com o fruto seco numa primeira camada, seguindo-se múltiplas camadas onde aparecem as notas de fruta passa, o toque de melaço, algum caramelo e o tão querido vinagrinho a puxar pela vida e essência do néctar. Rico, complexo e profundo. No palato revela também mais corpulência e estrutura, ligeiramente mais gordo, com uma vitalidade extraordinária, detentor de acidez fina, elegante, muito rico e aveludado ao toque, com subtis notas de caramelo, contando com um final de boca persistente, longo, jovial e guloso.
 
REAL COMPANHIA VELHA VERY OLD PORT 1927
REAL COMPANHIA VELHA
19,5
Cor âmbar intenso, com tonalidade mais fechada e densa, esverdeados no bordo do copo, aspecto límpido e cativante. No plano aromático destaque para o equílibrio do bouquet, rico e desafiante, no qual a fruta passa e o fruto seco convivem de forma perfeita, notas de melaço e caramelo bem medidas, ligeiro verniz, sem dúvida o mais fresco dos três, com uma finess extraordinária. Boca com densidade, volume, expressivo, mostrando também uma vivacidade de excelência para a sua idade, revelando o fruto seco, as notas de caramelo, um verniz bom, numa textura que nos prende e agarra, aveludado,  harmonioso, uno e com um final distinto. Memorável, sem dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário