TOURIGA NACIONAL, ALFROCHEIRO, SYRAH
BCH, SA - HERDADE DA CALADA
17,5
Este é um vinho que resulta de um loteamento especial feito a partir de três castas de uma zona particular dos vinhedos da Herdade da Calada ao qual foi dado o nome de Bloco 3. Um blend entre duas castas nacionais e uma estrangeira num terroir onde a sua expressão resulta num grande vinho.
Após praticamente 20 anos continua em grande forma, com a fruta ainda apetecível, embora num conjunto onde os terceários estão já a moldar o perfil.
Cor vermelho com tonalidade granada, ligeiras nuances a indiciar alguns anos de garrafa, mas ainda assim com pouca perca de concentração. No nariz os aromas predominantes são ainda os dados pela sensação de fruta, essencialmemte fruta preta madura, tal como cereja preta e ameixa, com uma nota de alguma ginja com idade, não tão licorada, num bom casamento com as notas vindas do estágio em barrica completamente ligadas, especiados, pimentas, notas de caixa de charuto, cacau, um toque ligeiro vegetal e uma sensação fresca, erva aromática, envolvente. Mostra bastante frescura na prova de boca, expressivo, com volume e estrutura, com vivacidade, acidez no ponto, a mostrar a fruta ainda bem bonita, especiaria mais ligada, aparecendo um travo ligeiramente picante em fundo, terminando longo e persistente.
Para quem ainda tem a garrafa guardada não é preciso ir já a correr para a beber, ainda vai continuar a dormitar com qualidade. Esta foi bebida com diversas carnes grelhadas. Alguns corte de vitela maturada, borrego e porco preto.
Sem comentários:
Enviar um comentário