quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Wine Corner By José Maria da Fonseca - Azeitão

Começada a manhã em passeio descontraído pelo Castelo de Sesimbra rumou-se em direcção a Azeitão para uma visita à Casa Museu da José Maria da Fonseca com direito a visita para conhecer as suas antigas adegas, a Adega da Mata e a Adega dos Teares Novos, onde estagia, entre outros, o vinho Periquita, e a Adega dos Teares Velhos, onde repousam os mais antigos Moscatéis de Setúbal, alguns dos quais autênticas relíquias com mais de 100 anos. No final, direito a prova de dois vinhos do produtor como que em antecipação ao aguardado almoço, mesmo ali ao lado, no Wine Corner By José Maria da Fonseca. 
 
Para quem (ainda) não sabe, o Wine Corner by José Maria da Fonseca é o restaurante flagship da marca, integrado na sua Casa-Museu, que traz consigo um novo conceito de partilha de petiscos, não deixando de nos brindar com alguns pratos regionais criados pelo Chef convidado Luís Barradas.
Espaço descontraído e agradável, com muito espaço exterior e com salas e salinhas com uma decoração limpa e alusiva à história da José Maria da Fonseca, situada num local que fora outrora a casa da família Soares Franco, num edíficio antigamente conhecido por Casa do Canto e cujo nome se foi aqui buscar.
 
O vinho é, naturalmente, o produzido por esta casa, podendo lá encontrar praticamente todo o portfolio em garrafa e a copo. Um local para conhecer melhor os seus vinhos, servidos por quem os sabe explicar e harmonizar da melhor forma. 
 
A refeição começou com o couvert generoso composto por pão regional, tostas, manteiga do dia e azeite e azeitonas.
 

Começar a trincar, sem pressas, para de imediato passarmos a uma Trilogia de Tártaros. O peixe do Dia (Corvina), tártaro de Atum e o de Novilho.

Após esta entrada fresca e cheia de sabor, com acidez no ponto e textura acertada, passamos a um clássico, ou seja, o Bacalhau Dourado à Maria da Serra. Cremoso, com o ovo a destacar-se um pouco e com o tempero da salada a cortar no momento certo aquele toque mais untuoso do bacalhau e do ovo. Perfeito.

Faltava o prato de carne. E devo dizer que acabou por ser um dos momentos altos da refeição. Se até aqui a experiência estava a ser muito boa, o Entrecôte Maturado subiu a fasquia. Ponto, mais do que certo da carne, sem máscaras, sem distrações, deixem brilhar o produto, deixem brilhar a carne.

O término da refeição em modo doce com uma Pera bêbeda, crumble da Piedade, gelado de queijo de Azeitão, redução moscatel José Maria da Fonseca. Em beleza portanto.
 
_________________________________________________________________
WINE CORNER by JOSÉ MARIA DA FONSECA
Tipo de Cozinha: Portuguesa
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo:Sim
Estacionamento: Sim. Público.
Horário de funcionamento: Quinta a Terça-feira das 12h00 às 00h00. Encerra à Quarta-feira.
Preço Médio p/ Refeição sem vinho: 25€

Morada: Rua José Augusto Coelho, Nº1, 2925-542 AZEITÃO
Telefone:  +351 212 191 366
Na net: Wine Corner by José Maria da Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário