quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Maritávora TF 2009 Tinto

MARITÁVORA TF 2009 TINTO | DOURO | 14% | PVP  17€
TOURIGA FRANCA
MARITÁVORA - INVESTIMENTOS, LDA
18

Estava na garrafeira há uns anos, esquecida, chegou lá fruto de uma visita à vinha numa primavera chuvosa, mas de que não me recordo o ano. Voltei ao seu encontro agora e percebi o vinho de excelência que me havia calhado na sorte. Esteve na adega este tempo todo. Uma das poucas, 550 garrafas apenas, de produção limitada deste tinto vinificado em lagares de granito com pisa a pé e estagiado 18 meses em barricas de carvalho francês. 
Cor vermelho granada de média concentração, tonalidade que pouco evidencia a sua idade, aspecto límpido, lágrima chorosa e marcada. No nariz continua a ser a fruta a mostrar-se em evidência, fruta preta, de baga, fruta azul, frescura, especiaria fina, muito bem colocada, notas de pinho, caruma verde, alguma, muito leve resina, grande equilibrio e leveza. Boca vivaz, bela acidez, acutilante, num corpo que não sendo imenso, nos enche os sentidos e o palato, macio, aveludado, tanino polido, fruta saborosa, madura e fresca, com todas as peças ligadas e com término de boca longo e com finess.
Portou-se com mestria à mesa, primeiro amparando toda a boa gordura que a alheira de Carviçais faz pingar no prato, equilibrando com o grelo verde e mais ácido, depois fazendo companhia à chocolate com laranja e flor de sal no final da refeição. Possa!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário