sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Legado 2014 Tinto

LEGADO 2014 TINTO | DOURO | 14% | PVP  220€
VINHAS VELHAS
SOGRAPE VINHOS, SA
18,5
 
A primeira colheita do Legado a sair para o mercado é a de 2008, no seu lançamento, em 2012, comemorava então a Sogrape 70 anos de existência, no entanto, a colheita de 2014 não deixa de ser um marco tão ou mais importante que a desse ano. Esta foi a primeira colheita após o falecimento do seu criador Fernando Guedes.
Carrega em si o simbolismo da uma vida de trabalho, de passagem de testemunho, de um Grande criador. Faz justiça à vinha velha do Douro, à sua tenacidade, a um património genético, cultural e humano. Um Legado a conhecer.
 
"Legado é mais do que um vinho: é o testemunho do conhecimento e do saber que recebi de meu Pai e que agora deixo às gerações futuras da nossa família."
-Fernando Guedes-
 
Cor vermelho granada concentrado, denso e opaco, não mostrando neste ponto que o estamos a beber passados já 7 anos após a sua colheita. No plano aromático mostra-se a fruta preta silvestre, o fruto preto maduro, a ameixa, a amora e a cereja, com um perfumado floral do campo, a esteva, a flor da giesta, alguma vegetação seca, com um lado especiado para além da simples pimenta, revelando também alguma canela e algo mais exótico, o lado fresco do cedro, as notas balsâmicas, a caixa de tabaco e um respirante mentolado final. Boca harmónica, tudo parece fazer sentido, volume e estrutura, macio e aveludado, com uma secura bem medida, com a fruta ainda cheia de graça, bonita e definida, tanino sedoso, presente, sem se querer impor, com um final de boca a perder de vista e com notável elegância.

Sem comentários:

Enviar um comentário