sábado, 16 de julho de 2022

Gabriela - Sendim

Por aqui a ementa é a bela da Posta, a Posta à Mirandesa ou Posta à Gabriela que esta tem assinatura e deve ser chamada pelo nome. Qualquer um que aqui entre deve tirar o cavalinho da chuva se pensa pedir a ementa e escolher entre peixe e carne ou mesmo até vegetariano. Voltando ao ínicio do texto e recordando, aqui a ementa é Posta.
Em Sendim, Miranda do Douro, mesmo em frente à Igreja Matriz ou de Santa Bárbara, o restaurante - residêncial Gabriela, com quase 100 anos de história, é ponto obrigatório para comer este verdadeiro luxo da gastronomia regional portuguesa que é o Naco de Vitela. Simplicidade no espaço, passará por certo despercebido para muitos, mas a visita tem de ser feita. 
À mesa, enquanto esperamos pela Posta, chega o pão da região, grosseiramente fatiado, e um prato de azeitonas (um prato e não um pires) e uns pimentos em pickle picante viciantes como tudo. Para entrada hà ainda a alheira, mas avisaram-nos para o tamanho da posta e preferimos passar ao lado.
 
O motivo da visita não demora a chegar à mesa. Apresenta-se numa travessa onde a batata quase que esconde o tesouro, não é para a fotografia, mas para quem leva fome ou gula. Começamos a retirar a batata e a peça de carne é gigantesca, parece nadar no molho de vinagre, deixa-nos hipnotizados. Ainda bem que não pedimos alheira.
 
Carne no ponto, branda, com a faca a passar por ela como se fosse manteiga, sem perder os seus sucos, cheia de sabor, só sabor. A qualidade do produto aliada à mão de quem sabe. Funciona sempre. Algo tão simples que impressiona. 
 
O molho de vinagre é para ser bem limpo com bocados de pão, se forma sofrega e com algum sentimento de culpa em mente. Ficamos felizes quando isto acontece. Um regalo para os sentidos e uma simpatia no serviço. Tanto que até fomos conhecer onde são cozinhadas as Postas. Ao entrar na cozinha a certeza de que não se deve mexer em receitas de sucesso.
 
Faltava a sobremesa. Guardou-se um espacinho pelo sim, pelo não e ainda bem. Mais uma vez nada de "especial" dirão alguns, mas tudo de "especial" dizemos nós. A fatia de Queijo de mistura com marmelada caseira dispensa apresentação mais pormenorizada, assim como o mesmo queijo com figos em calda nos deixou sem palavras. Pecaminoso.
 
Ainda há lugares assim. Autênticos, a provocar a nossa capacidade de espanto e a deixar-nos tão felizes.
__________________________________________________ 
RESTAURANTE GABRIELA
Tipo de Cozinha:Regional
Copos de Vinho Adequados: Sim (a pedido)
Vinho a Copo:Não
Estacionamento: Sim.
Preço Médio p/ Refeição: 20€

Morada: Largo da Igreja 27-26, 5225-106 Sendim
Telefone:  +351 273 739 180

Sem comentários:

Enviar um comentário