SANGIOVESE, CABERNET SAUVIGNON, CABERNET FRANC
MARCHESI ANTINORI S.P.A.
19
Um marco na história da produção de vinho nesta região cuja curiosidade em conhecer e expectativa corresponderam na mesma medida ao momento de o beber. Nem sempre assim é.
Este foi um dos primeiros tintos na região de Chianti Clássico a não incluir castas brancas no blend, isto é, desde a colheita de 1982. Foi também o primeiro a ter a casta Sangiovese com estágio em barrica e o primeiro a incluir no blend castas não tradicionais. Um portento de força e elegância ao mesmo tempo e com prazo de vida a perder de vista. Carnes vermelhas, receituário com peças de caça e queijos de pasta mole farão uma companhia de excelência.
Cor vermelho rubi intenso e concentrado, com tonalidade violeta escuro, aspecto límpido e jovem. No plano aromático revela a sua extrema complexidade, oferecendo numa primeira camada a fruta vermelha e preta madura e fresca, ameixa, cereja, amora, fruto de baga, alguma uva tinta passa, depois lado a lado com as notas resultantes do estágio de barrica, leve baunilhado e tostado, bem ligado e envolvente, leve cacau, adicionando a caixa de charuto, folha de tabaco, especiado fino, pimenta branca, com perfil elegante e alguma notas de erva aromática fresca, sempre vivo e a desafiar a nossa capacidade olfativa. Na boca surpreende pela sua elegência quando em comparação com a sua estrutura e volume, com textura macia, aveludada, bem amparada pela sua acidez no ponto, continuando a fruta num patamar de excelência, tanino presente e algo especiado, embora polido, conjunto uno e com término de boca longo e persistente.
Sem comentários:
Enviar um comentário