quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Legacy Winery Restaurant - Estremoz

O Legacy Winery Restaurant, em plena Herdade das Servas, Estremoz, é a mais recente aposta do produtor Luís Serrano Mira, que vê nesta renovação do espaço um importante passo para a valorização do projecto Herdade das Servas e com a vertente de enoturismo a ganhar aqui um importante aliado. 
A existência de um restaurante no edifício da propriedade vitivinícola alenteja não é propriamente uma novidade, tendo havido uma anterior exploração em regime de concessão desde 2014 até meados de 2020, todavia, desde finais de Outubro de 2022, e com Luís Serrano Mira à frente do leme e com um modelo idealizado por si, o espaço promete deixar marca no paronarama gastronómico da região e ser uma mais valia para quem procura lugares de bem comer e ser feliz.

Na cozinha, as mãos do chef Luciano Baldin, à frente de um menu de cozinha contemporânea, embora inspirada nas tradições e heranças do Alentejo, fiel aos aromas e sabores ricos da região, apostando também no produto como factor de diferenciação e garantia de sustentabilidade.

As propostas vão desde um couvert tipicamente alentejano, passando por entradas, pratos principais e as sempre tentadoras sobremesas. Ao todo 23 pratos à escolha, num conceito que pretende passar a ter duas cartas de estação, uma primavera/verão e outra outono/inverno e assim permite opções mais objectivas e adequadas a cada momento do ano.

A nossa experiência começou pelo apreciado couvert alentejano no qual o pão é obrigatório e guloso, assim como as autênticas delicias para ir picando enquanto não chegam as entradas como o azeite, as manteigas de alho e de chouriço, o patê de almeice e o piso de azeitonas.

De seguida, em jeito de convite ao sabor e para começar o Torricado de Perdiz em Escabeche, delicioso, cheio de sabor e frescura; e o Bacalhau, Hummus de Grão e Agrião que é de comer e chorar por mais, apetecendo mesmo ficar com uma travessa desta iguaria só para nós. 

Sem perder tempo chega à mesa o vistoso Ovo Cremoso com Couve-Flor, Crocante de Boa e Paia de Chouriço. Ligação de todos os elementos na perfeição, o ovo no ponto ideal, a escorrer e a embeber com cuidado a cama crocante, sabor, obrigatório.

Os pratos quentes principais trouxeram, como primeira experiência, o sabor marítimo do Polvo Braseado com Migas de Tomate e Acelgas, funcionando num registo terra-mar bem conseguido, com o polvo em cozedura perfeita e aquelas migas de tão boas que pareceram pouco. 

Já na carne, o Carré de Borrego de Pasto com Batatas Assadas, Castanhas e Romesco levantaram-me para o aconchego dos sabores, envolvência para dias frios como os actuais e a pedir o Herdade das Servas Vinhas Velhas tinto acabinho de sair e que casou na perfeição com este conjunto.

Para terminar, e como não podiamos sair sem comer algo doce, fomos brindados com mais um dos obrigatórios da casa. Uma autêntica perdição que não hesitarei em repetir num próximo regresso apesar de todas as calorias que possam por ali estar escondidas. O Pudim de Azeite e Mel com o Sobert de Tangerina é qualquer coisa a roçar entre o inferno e o céu. É comer e aproveitar o momento.

No final há sempre tempo para dar um saltinho à loja de Vinhos da Herdade das Servas e levar uma recordação em forma de garrafa para desfrutar em casa com os amigos.
 
______________________________________________________
LEGACY WINERY RESTAURANT 
Tipo de Cozinha: Contemporânea / Alentejana
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Sim
Estacionamento: Sim.
Horários: Quarta a Sábado, das 12:30h às 16:00hm e das 19:30h às 23:00h; Domingo, das 12:30h às 16:00h 
Preço Médio Refeição s/bebidas: 35€

Morada: Herdade das Servas, 7101-909 ESTREMOZ
Telefone:  +351 268 098 080

Sem comentários:

Enviar um comentário