TINTO CÃO
QUINTA DE LA ROSA VINHOS, SA
17,5
A casta Tinto Cão já chegou a estar com a sua existência ameaçada devido à sua baixa produção, maturação tardia e cachos pequenos, mas está presente no Douro já há muito tempo, embora maioritariamente utilizada em blends. Nos anos mais recentes têm sido alvo de maior atenção e têm aparecido bons exemplares da casta a solo e este é um dos que merece destaque e atenção.
Tinto Cão proveniente de vinhas velhas, pisa em lagar de granito seguido de 12 meses de descanso em barrica de carvalho francês usada. Fruta preta elegante, barrica bem integrada, vivaço e a pedir um naco de vitela mal passado na brasa, sal grosso como tempero e umas batatas cozidas e depois também passadas pela grelha.
Cor vermelho rubi intenso, média concentração, luminoso, aspecto límpido e jovem. No nariz a fruta vermelha e preta madura, fruto de bosque, bagas azuis, cereja preta, aura fresca, ligeiro herbáceo, com especiado exótico, ligado, balsâmico fresco, envolvente. Na prova de boca mostra bom volume sem ser corpolento, textura mastigável, alguma rusticidade, macio, com presença, secura boa, tanino firme, fruta sumarenta e fresca, conjunto harmonioso, com especiados bem colocados e com término de boca longo e persistente.
Sem comentários:
Enviar um comentário