quarta-feira, 22 de março de 2023

Alion 2011 Tinto

ALION 2011 TINTO | RIBEIRA DEL DUERO (ESP) | 14,5% | PVP  84€
TEMPRANILLO
BODEGAS Y VIÑEDOS ALION, SA
18

Em 1995 era lançado para o mercado, por entre grande euforia e expectativa, o primeiro Alion. A colheita de 1991 marcava a novidade criada pelos produtores do bem conhecido Vega Sicilia. O objectivo foi fazer nascer, numa nova adega e com armas e métodos diferentes, um vinho capaz de estar preparado para causar impacto no século seguinte. 
Hoje podemos afirmar que foi conseguido e este 2011 é um belíssimo exemplar da qualidade dos vinhos aqui produzidos e da sua capacidade de guarda. Imenso. 
Cor vermelho rubi, média concentração, tonalidade granada, pouco dando a entender a sua idade. No nariz continuam a ser os aromas primários a marcar o perfil, embora já de mão dada com alguns terceários e de evolução que, novamente, voltam a não expressar a sua real idade. Fruta vermelha e preta madua,notas florais de violeta, fumados leves, azeitona esmagada, especiaria acompanhada de terroso leve, torrefação, rico e complexo. Boca carnuda, com volume, textura macia e polida, mas ainda assim granulada e mastigável, secura afinada, continuando a mostrar a fruto num bom plano, tanino sólido e denso, não tão austero como devia ser há uns anos, mas percebendo-se a sua tez. Termina longo e com indicação clara de que poderia continuar na garrafeira por mais uns anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário