sábado, 8 de junho de 2024

Quinta de São Luiz by Chef Vitor de Oliveira - Inspiração nos Socalcos do Douro

O Restaurante Quinta de São Luiz by Chef Vítor de Oliveira completou recentemente um ano de vida e este será o momento certo para renovação da carta do restaurante, sempre reflexo e homenagem à terra, ao trabalho que a ela, homens e mulheres, dedicam diariamente, a um terroir único, um tributo à Quinta.
Situado na Quinta de São Luiz, berço dos vinhos Kopke, é também ali que nascem muitos dos produtos que chegam à mesa. São plantadas couves, alfaces, tomates coração de boi, cenouras, batatas e ervas aromáticas e que colhidas as laranjas, limões, toranjas, figos, maçãs e romãs, e tantas outras frutas da estação que diariamente são apresentados à mesa nas mais variadas formas e conceitos.
 
Na nova carta de primavera/verão, o Chef Vítor de Oliveira aposta em pratos de corpo e alma duriense, onde a identidade do território é levada à mesa através de ingredientes esquecidos do grande público e que ganham palco em novos pratos, de onde se destacam os Cuscos de Vinhais, Legumes da Horta e Caldo de Casulas, a Sopa de Cebola com Arroz do Baixo Vouga e o Cabrito Transmontano DOP. Um conjunto rico de sabores locais que se complementam com a sabedoria da tradição e com a força da alma das gentes durienses e com a paixão e dedicação de toda uma equipa começa na terra, nas hortas espalhadas pela Quinta de São Luiz, no interiorizar deste Espírito.

Mas este trabalho de elevação da produção local extrapola os limites da Quinta de São Luiz, estendendo-se às localidades próximas de onde são originários os enchidos artesanais, os queijos de cabra e ovelha, os cogumelos, os azeites, os frutos secos e os cereais que fazem parte de uma ementa mais vasta, mas de onde se destaca um ingrediente transversal a todos os pratos: o tempo.
 
 “Para mim o tempo despendido na cozinha é de facto o nosso bem mais precioso. A minha experiência confirma que, para alcançar um sabor excecional, respeitador da história e das qualidades organoléticas de cada produto, é imperativo respeitar o seu tempo de produção e de confeção, até porque só assim, poderemos proporcionar as harmonizações mais marcantes com os nossos vinhos de Quinta e do Porto, com as marcas São Luiz, a centenária Kopke, a Burmester e a Quinta da Boavista, e oferecer uma experiência única e memorável a todos quantos nos visitam”, afirma Vítor de Oliveira. 
 
Disponível desde abril, a carta inspirada nos Socalcos do Douro apresenta-se ao lado de outros pratos estrela da carta do chef Vitor de Oliveira, de onde se destacam as carnes DOP e o famoso arroz caldoso de bacalhau harmonizado com um Porto Vintage 2016. 
 
Onde brilham os ingredientes transformados em pratos, brilham também os vinhos da casa que lhes fazem companhia e assumem um merecido protagonismo, das icónicas referências de Porto Kopke às colheitas mais recentes DOC Douro da gama São Luiz, sem esquecer o carácter experimentalista de São Luiz Winemaker’s Collection. 
Situada na margem esquerda do rio Douro, perto do Pinhão, em plena sub-região do Cima-Corgo, a Quinta de São Luiz oferece agora a todos os seus visitantes uma experiência enoturística que une o vinho e a gastronomia. Os Socalcos do Douro servem de inspiração para nova carta de primavera-verão do restaurante da Quinta de São Luiz 

___________________________________________________________
QUINTA DE SÃO LUIZ BY CHEF VÍTOR DE OLIVEIRA

Tipo de Cozinha: Regional
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo:Sim
Estacionamento: Sim.
Horários: De Terça-feira a Domingo, das 19h00 às 22h00. Sábados e Domingos aberto ao almoço das 12h30 às 15h00. Encerra à Segunda-feira.
Preço Médio Refeição s/bebidas: 30€

Morada: E.N. 222 - Adorigo | 5120-012 TABUAÇO
Telefone:  +351 939 953 311
Mail: book@saoluiz.rest
Na net: Quinta de São Luiz by Chef Vítor de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário