domingo, 8 de outubro de 2023

Quinta de São Luiz by Chef Vítor de Oliveira - O Douro à Mesa

A The Vine House, a mais recente proposta do grupo Sogevinus para os verdadeiros apreciadores de enoturismo, situada na Quinta de São Luiz - berço dos vinhos Kopke e marca mais antiga de Vinho do Porto - acaba de abrir o seu primeiro restaurante com o cunho do Chef Vítor de Oliveira, cuja experiência na área da gastronomia remonta a 1994. 
A Quinta de S. Luiz está localizada no coração da sub-região do Cima Corgo, bem próxima do Pinhão, inserida num cenário idílico e de onde é possível desfrutar da paisagem única formada pelo curso do Rio do Douro, como que serpenteando pelos vales que nos deixam maravilhados com tamanha beleza, e pelo desenho das vinhas e outras culturas que lhe vão dando cor conforme a altura do ano.

A inspiração primordial para o conceito gastronómico desenvolvido pelo Chef Vítor de Oliveira tem aqui a sua origem, apresentando de forma informal e orgânica as tradições e sabores da região duriense. Aliás, esta paixão e busca pela autenticidade do produto autóctone de cada região inserido nas suas tradições e sabores é verdadeiramente uma assinatura do Chef que aqui tem um palco de eleição para apresentar a sua cozinha. 

A nossa experiência gastronómica teve início bem cedo com o Piquenique na Quinta de São Luiz. Uma oferta inovadora e que tem como pano de fundo a paisagem cultural da região e a tradição vitivinícola da quinta, proporcionando a liberdade ao enoturista de passear pelo Douro com o tradicional cesto e manta de piquenique em apoio e que inclui as seguintes especialidades: Pão e Broa de Milho, Pastel Salgado Tradicional da Região, Tábua de Queijos Portugueses, Saladas de Legumes e Fruta, Sandes de Presunto Ibérico e Azeite da Quinta, Sardinha com Azeite e Tomilho, Doce Tradicional da Região, Fruta da Época e uma garrafa de vinho São Luiz Colheita Branco ou Colheita Tinto. 
 
Satisfação garantida não só em quantidade, mas principalmente em qualidade e sabor. E sabe tão bem fazer um piquenique numa sombra apaziguadora, com o Douro vinhateiro em fundo e com o silêncio do campo como banda sonora.
 
De regresso ao restaurante, a sugestão passou por um delicioso Porto Tónico, ou não estivessemos nós no local ideal para isso, com limões e hortelã da quinta. Em contagem decrescente para conhecer alguns dos pratos disponíveis na ementa do Quinta de São Luiz by Chef Vítor de Oliveira num momento refrescante face à temperatura elevada no exterior.
Da gastronomia despretensiosa e sem floreados resultam entradas como o Creme de Santola e Coentros, o Presunto de Vaca Fumado com Azeite e Manjericão e a Sardinha Picante de conserva, Broa de Milho e Mousse de Pimento Assado. Também não podia faltar à mesa, na terra de berço do Tomate Coração Boi e também palco de laranjas, toranjas e limões sumarentos, algumas destas delicias apresentadas de maneira simples mas que ganham destaque na cozinha do chef Vítor de Oliveira.
 
Nas tábuas esculpidas a partir de barricas centenárias surgem dispostos os exclusivos Queijos de Ovelha com Alecrim ou Malagueta de Trás-os-Montes e o Queijo de Cabra Biológico, mas também as melhores peças de presunto, dada a mestria do chef no manuseio do presunto alentejano, fumado e ibérico.

Passamos aos pratos principais, dos quais destaco o Arroz Caldoso de Bacalhau e o Polvo do Algarve no Pote de Ferro. O primeiro uma verdadeira perdição, o ponto de cozedura não podia estar mais acertado e aquele arroz... que diferença quando o arroz é bem tratado e de qualidade.  Quanto ao cefalópode, cuja confeção a seco são o garante da preservação plena dos sabores do mar, consegue fazer com que se embarque numa viagem no tempo até aos sabores do polvo cozinhado pela minha avó na panela de ferro embalado no fogo lento da lareira.

O final de refeição continuou em casa com a Torta de Laranja feita com as ditas vindas das laranjeiras da Quinta de São Luiz. Toda ela sabor, textura ainda húmida, perfeita. A tradicional Aletria e o Pudim de Ovos com Vinho do Porto são outros exemplos que podiam ter vindo para a mesa e que estão sempre disponíveis na carta de sobremesas. 

Por fim, resta recordar o que escrevi no inicio desta publicação, estamos na Quinta de São Luiz - berço dos vinhos Kopke e marca mais antiga de Vinho do Porto,  e onde brilham os ingredientes transformados em pratos, brilham também os vinhos da casa que lhes fazem companhia e assumem um merecido protagonismo, das icónicas referências de Porto Kopke às colheitas mais recentes DOC Douro da gama São Luiz, sem esquecer o carácter experimentalista de São Luiz Winemaker’s Collection.
Aberto de terça a domingo, o novo espaço da Quinta de São Luiz by Chef Vítor de Oliveira já aceita reservas. 

 _______________________________________________________
QUINTA DE SÃO LUIZ BY CHEF VÍTOR DE OLIVEIRA 

Tipo de Cozinha: Regional
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo:Sim
Estacionamento: Sim.
Horários: De Terça-feira a Domingo, das 19h00 às 22h00. Sábados e Domingos aberto ao almoço das 12h30 às 15h00. Encerra à Segunda-feira.
Preço Médio Refeição s/bebidas: 30€

Morada: E.N. 222 - Adorigo | 5120-012 TABUAÇO
Telefone:  +351 939 953 311

Sem comentários:

Enviar um comentário