sábado, 24 de agosto de 2024

O Tomate Coração de Boi do Douro | Livro, Guia e Mapa da Quintas Produtoras

O festim está de regresso: os melhores tomates Coração de Boi das tradicionais hortas do Douro voltaram à prova no Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro que se realizou ontem, na Casa de Mateus.
Uma edição especial, com o lançamento do livro Tomate Coração de Boi do Douro - A outra riqueza do vale mágico e do Guia de Boas Práticas para a produção do TCBD, duas obras coordenadas e da autoria da Greengrape, que contaram com a colaboração de vários parceiros do projeto de valorização do TCBD, nomeadamente das Associações de Desenvolvimento do Douro (Beira Douro, Douro Histórico e Douro Superior), que financiaram a iniciativa, bem como das quintas produtoras de TCBD, da Universidade transmontana, chefs de cozinha, etc. 
 
Entretanto, estão apurados os vencedores de 2024 do Corcuso Tomate Coração de Boi do Douro: a Casa da Quinta de Ferreiros foi a vencedora. O projeto dos enólogos Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges, a Wine & Soul, ficou em segundo lugar e a anfitriã Casa de Mateus em terceiro.
 
Mas o festim ainda não terminou e pode participar até ao final do mês de Agosto. A Festa do Tomate Coração de Boi do Douro integra três vertentes: o Mês do Tomate nos restaurantes referenciais da região, durante todo o mês de Agosto, este ano com 22 restaurantes participantes, o Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro, ao qual se segue a festa-encontro com produtores, visitantes e entusiastas do fruto (Casa de Mateus, 23 de Agosto) e a Festa do Tomate À Capella (Capela Barroca de Arroios, Vila Real, dia 24 de agosto, a partir das 17h30), onde é possível comprar Tomate Coração de Boi local, petiscar e degustar vinhos do Douro.
Novidade absoluta, este ano está também presente uma italiana, Erika Zandonai, especialista na defesa e promoção de produtos tradicionais, nomeadamente do tomate, que vai partilhar a sua experiência no tratamento e transformação deste fruto. É o primeiro momento de internacionalização do projeto de valorização do TCBD. Erika Zandonai é conhecedora da cultura do tomate em Itália, ela própria faz sementeiras, cultiva as plantas, cozinha e transforma o tomate. 
 
Na sua IX edição, a Festa do Tomate Coração de Boi do Douro é um evento anual de valorização dos produtos autóctones e tradicionais da região vinhateira Património da Humanidade e de Trás-os-Montes. Em apenas apenas 8 anos, transformamos a época de produção do tomate numa festa no Douro, atraindo à região um número cada vez maior de pessoas. A iniciativa centra-se no Tomate Coração de Boi, mas vai muito além disso. É também um momento de exaltação da região vinhateira nas suas múltiplas vertentes, promovendo o vinho, o território e os seus produtos, o turismo e as gentes do Douro que aqui trabalham todos os dias e aqueles que, com visão, nele investem.

Sem comentários:

Enviar um comentário