SYRAH, CABERNET SAUVIGNON
PENFOLDS WINES
18
Penfolds é sinónimo de vinho da Austrália, mas é também um dos grandes nomes do Vinho no Mundo, indissociável da excelência reconhecida dos seus Syrah e que tem neste Grange o seu topo de gama cujo objectivo primário é criar o melhor vinho tinto da Austrália com a melhor fruta da casta Syrah possível de cada colheita. Curiosidade também no facto da Penfolds adoptar uma politica de multi-região e multi-vinha num só vinho. Desta forma, acreditam ser possível reduzir ao mínimo o impacto das diferenças das colheitas de ano para ano e fazer dele um dos mais consistentes vinhos do mundo.
Este 1995, provado/bebido em prova cega já na primeira metade deste ano, conseguiu disfarçar a passagem do tempo até ao ano da colheita, embora não escondendo que se tratava de um vinho com alguns anos, todavia, longe estar estar cansado ou abatido, continuou a mostrar a fruta no nariz, cereja e fruto preto compotado, torrefação bem medida e uma prova de boca enorme, vivaz, com a fruta a ser a grande surpresa.
Cor vermelho com tonalidades tijolo, casca de cebola, ainda alguma concentração embora não fosse escondida parte da sua idade. No plano aromático impressiona pela elegância do bouquet, onde a fruta ainda se mostra ao nariz, ginja, cereja, alguma compota, bem enleada em notas de café, torrefação e especiaria de grão acabado de moer. Na boca mostra-se volumoso, mas elegante, sem arestas e polido pelo tempo, acidez bem pontuada, secura afinada, texturado, com a fruta a surpreender, tanino polido, macio, num conjunto delicioso e com término de boca longo.
Sem comentários:
Enviar um comentário