ALVARINHO
ANSELMO MENDES VINHOS, LDA
18
O Parcela Única, vinho feito com uva que chega de uma única parcela com cerca de 30 e poucos anos de vida, apenas Alvarinho, é sem dúvida um dos grandes vinhos brancos da região dos Vinhos Verdes que alguma vez na vida temos de passar pelo nosso copo. O preço não é proíbitivo e vale bem toda a elegância, finura, precisão e complexidade que nos oferece. Está cá tudo.
Garante também presença de excelência à mesa, principalmente com pratos com alguma complexidade, textura e sabor, arroz de lampreia é um desses exemplos, mas também receituário no qual o azeite é rei, como o bacaalhau ou o polvo à lagareiro. Com um potencial enorme de guarda é esperar por ele uns anos e encantar-se com a sua evolução em garrafa.
Cor amarelo citrino intenso, leves nuances esverdeadas, aspecto límpido, brilhante e jovem. No nariz revelaa grande finess e elegância, notas fruta citrina e de caroço maduras, toranja, laranja, tangerina, toque de lima, algum tropical, maracujá distinto e fresco, apontamento floral bem medido, vinco salino, pedra lascada e mineral. Boca com volume e estrutura, textura macia, untuoso, largo, com toque aveludado, acidez acutilante a juntar à sua fruta sumarenta, salta ainda a toranja, leve fumado, fruto seco tostado, fino, elegante e com término de boca longo.
Sem comentários:
Enviar um comentário