SERCIAL
JOSÉ R A. L. DA MOTA CAPITÃO
17,5
Se há vinho em que é correcto aplicar o termo "fora-da-caixa" é este Partage feito 100% a partir da casta Sercial, tão habitual de ser encontrada em vinhos fortificados Madeira, mas que aqui, aproveitando também a proximidade ao mar das vinhas que lhe dão origem, se transforma num vinho que tem tanto de prazeroso como de enigmático, que nos faz estremecer as bases que podemos ter como certas e que impressiona pelo registo salino, mineral e vibrante, com a fruta de pomar e citrina entrelaçada em notas florais e até algum petrolado. Uma bela dança entre acidez, complexidade e corpo.
Uma clara opção para a mesa, podendo ser uma opção para picar com fatias de presunto, muxama com um fio de azeite e frutos secos, queijos de pasta mole e de média intensidade, mas também para acompanhar uma tarde dedicada a abrir conservas de peixe da mais variada espécie.
Cor amarelo de tonalidade e reflexos dourados, intenso, aspecto límpido e cativante. Exuberante de aromas, fruta de pomar e citrina madura, maça verde, toranja e bergamota, componente floral bem casada, marcado salino, fino toque de melaço e traço petrolado, num perfil fresco e complexo. Mais cheio e untuoso na prova de boca, textura macia, acidez vibrante e salivante, voltando à maça verde, ao sal, numa brincadeira saudável com sensação mais adocicada e especiado picante, terminando longo e persistente.
Sem comentários:
Enviar um comentário