ARAGONEZ, TRINCADEIRA
ROCIM, LDA
18
Um vinho de homenagem a José Ribeiro Vieira, fundador da Herdade e autor de diversas crónicas publicadas na imprensa regional ao longo da sua vida. O nome Crónica #328 simboliza a sua última crónica, aquela que ficou por escrever, servindo como tributo à sua obra e paixão pela terra.
Encontramo-nos perante um vinho que nos remete de imediato para o Alentejo, com base nas castas aragonez e trincadeira, clássicas da região, corpo estruturado, no qual a fruta, o trabalho de barrica e o terroir se unem para fazer nascer um vinho único e com grande capacidade de longevidade. Uma década passou e pouco se transformou, mantendo tez jovem, embora de traço mais polido e arrumado. Um vinho soberbo, com muita vida pela frente, ideal para momentos especiais.
Cor vermelho rubi profundo, concentrado, denso, aspecto límpido e com pouca nota da sua idade. Intenso no plano aromático, com as notas de fruta preta madura, ameixa e amora- num enlace feliz com as notas da passagem por barrica, especiaria doce, cacau, tostado subtil, descobrindo notas balsâmicas e químicas à medida que lhe damos tempo, grafite, alcaçuz, fresco mentolado, casca de eucalipto, complexo e desafiador. Boca com volume e estrutura, textura acetinada e envolvente, acidez vivaz, persistente, ligando à fruta, alguma ginja fresca e frutos de bago com grão e acidez, num registo de camada sobre camada, tanino firme e sedutor ao mesmo tempo, barrica bem integrada, especiaria no tempero, final de comprimento.

Sem comentários:
Enviar um comentário