TOURIGA FRANCA, TOURIGA NACIONAL, VINHAS VELHAS, SOUSÃO
SOGRAPE VINHOS, SA
19,5
19,5
O ano de 2018 ficou marcado, na vinha duriense, pelos desafios e condições adversas com que os produtores se depararam para a produção de grandes vinhos, todavia, o Douro tem destas coisas, depois da tempestade veio a bonança, e este ano acaba também por ser marcado pela excelência na produção de Porto Vintage. Assim confiou ou suspeitou também Luís Sottomayor e o oferecido por este Ferreira Porto Vintage correspondeu, em pleno, às expectativas. Elegância e complexidade de mão dada e a grande nível, num registo de equilíbrio notável, cheio de vida, expressão do ano, seguindo a linha dos grandes Porto Vintage clássicos. Estamos perante um Porto Vintage impressionante.
A sua estrutura potente, taninos firmes e notas intensas de frutos negros e especiarias obrigam-nos a procurar companhia à mesa com sabores intensos que consigam equilibrar a sua riqueza e doçura, tais como, sobremesas à base de chocolate negro com elevada percentagem de cacau, doces que utilizem frutos silvestres ou, a icónica maridagem com o queijo Stilton, numa harmonização por contraste entre a textura cremosa, sabor salgado e mesmo picante do queijo e a doçura e tanino do vinho. Perfeito.
Cor retinta, profunda e praticamente opaca, denso, lágrima escorreita, aspecto jovem. Plano aromático de grande complexidade, revelando a fruta vermelha e preta maduras, com floral bem medido e integrado, nota de cedro fresco, folhagem, componente especiada e balsâmica a envolver o bouquet com finesse e frescura, pitada mineral, desafiante e vivo. Na boca oferece estrutura e grande volume, num balanço de grande pormenor e riqueza entre a fruta, a acidez bem colocada, os taninos mais potentes, sedutores e as notas especiadas e balsâmicas que resultam num conjunto envolvente, prazeroso e com um final de boca longo e persistente.

Sem comentários:
Enviar um comentário