quarta-feira, 1 de julho de 2020

Colares Malvasia 2014 Branco

COLARES MALVASIA 2014 BRANCO | COLARES | 13,5% | PVP  16€
MALVASIA DE COLARES
FUNDAÇÃO ORIENTE - QUINTA DAS VINHAS DE AREIA SOC AGRÍCOLA, LDA
17

Sempre que bebo um Colares branco de uma colheita mais recente fico surpreendido com a jovialidade do mesmo, com o potencial de guarda sem data à vista e ao mesmo tempo com uma certa dose de tristeza pois fico sempre com a sensação que ainda não era o momento certo para o beber. A colheita mais recente no mercado é a de 2015 e perante a experiência com este 2014 só posso pedir anos de esquecimento na garrafeira.
Cor amarelo citrino, intenso, laivos esverdeados, acaba por surpreender tendo em conta os anos de vida, aspecto limpo e brilhante. No nariz revela a inicio notas intensas a maresia, mostrando depois fruto de pomar, maça reineta, ameixa amarela, algum vegetal a espreitar, com carga salina evidente, mineral. Boca com alguma gordura inicial, cremoso, com acidez acutilante, a secar o palato e a fazer esquecer um pouco a sensação inicial mais gorda, continua num registo muito fino e elegante, com a fruta citrina e maça verde bem intensa, fresca, num conjunto harmonioso e que vai crescendo à medida que lhe vamos dando tempo no copo. Final de boca longo e elegante.
À mesa com bacalhau, com peixes gordos, com carnes já com alguma complexidade e com queijo de pasta mole no final da refeição.

Sem comentários:

Enviar um comentário