terça-feira, 6 de outubro de 2020

Explicit 2018 Branco

EXPLICIT 2018 BRANCO | ALENTEJO | 13,5% | PVP  12,50€
VINHAS VELHAS
SOCIEDADE AGRÍCOLA JORGE ROSA SANTOS E FILHOS
17,5

A Serra de S. Mamede é o berço deste branco Alentejano feito a partir de uvas de vinha velha, castas autóctones e, neste caso particular, da colheita do famoso ano da onda de calor de inicio de agosto desse ano que tudo ameaçou queimar.
Curioso ou não estamos perante um branco revelador de grande frescura, marcado, não só, por um lado mais mineral e pedregoso, como também por uma fruta citrina poderosa, suculenta e de grande qualidade. Um branco que merece tempo. Que quer ser aberto algum tempo antes de ir para o copo. Que cresce à medida que se bebe e que no dia seguinte à abertura se mostra em pleno.
Cor amarelo citrino intenso, tonalidades esverdeadas, aspecto límpido e jovem. No nariz revela elegância e intensidade nos aromas de fruta citrina, lima, toranja, bergamota, bem ligados com as notas de silex partido, pedregoso, mineral e as notas vindas do estágio de barrica a caminho da integração completa. Complexo e desafiante.
Boca com largura, corpo e untuosidade bem medida, envolvente, com acidez vivaz, mas não demasiado intrusiva, fruta fresca, sumarenta, continuando no registo citrino, com lima e o mais verde da bergamota e da toranja, secando o palato de forma gradual, com final de boca longo.
Nesta fase, apetece um peixe mais gordo, assado no forno, com complexidade, com aquela molhanga da redução do azeite, tomate, alho e cebola e os sucos do peixe.

Sem comentários:

Enviar um comentário