sexta-feira, 2 de abril de 2021

Quinta da Vegia Lote 2017 Tinto

QUINTA DA VEGIA LOTE 2017 TINTO | DÃO | 14,5% | PVP  11,50€
TOURIGA NACIONAL, TINTA RORIZ, TINTA AMARELA
CASA DE CELLO GESTÃO RURAL, LDA
17

Sinto que, por vezes, andamos numa procura desenfreada de novidades, novos estilos, perfis audazes e uma par de outras coisas que tal quando, no fundo, acabamos por ser voltar àqueles vinhos que são um porto seguro em qualquer momento de tempestade. Querem um exemplo?
Cor vermelho rubi intenso, concentrado, auréola de tonalidade mais aberta, bonita, aspecto límpido e jovem. No nariz revela boa fruta preta madura, fresca, ameixa, amora de árvore e cereja preta, floral perfumado, na medida certa, sem complicar, sendo depois envolto em notas elegantes de bosque, aquela sensação fresca e arejada, com elegantes balsâmicos e especiados em fundo. Revela-se seguro de boca, com algum volume e unctuosidade bem amparada pela sua frescura e acidez equilibradora, tanino no sítio, sem chatear, mas mostrando que lá está,  polido, e com uma fruta de muita qualidade que se junta e bem a um toque mais especiado e vegetal que aparece a comport o lote. Termina longo e persistente.
Companhia à mesa a um prato à base de cogumelos com alguma estrutura e terrosidade, azeitona e pão. E lá foi até se esvaziar a garrafa.

Sem comentários:

Enviar um comentário