segunda-feira, 3 de maio de 2021

1000 Curvas Único Blend de Tempo #1 Branco

1000 CURVAS ÚNICO BLEND DE TEMPO #1 BRANCO | MINHO | 12,5% | PVP 24,50€
CHARDONNAY, ALVARINHO
CASTANHEIRA DE SANTA LEOCADIA SOCIEDADE AGRÍCOLA, LDA
17,5
 
Um blend único de tempo aprisionado numa garrafa à espera que o destino o solte outra vez. As colheitas de 2015, 2016 e 2017 das castas Chardonnay e Alvarinho fazem aqui a sua magia para comemar os 5 anos desde o lançamento para o mercado do primeiro vinho do produtor. 
Impressiona a sua complexidade aromática à medida que o tempo de abertura da garrafa vai passando e o faz viver ao longo da prova. Ao mesmo tempo, mostra na boca uma harmonia, diria, quase perfeita, onde tudo bate certo, tal qual relógio suiço. E o tempo de garrafa vai continuar o seu trabalho.
Cor amarelo citrino intenso, tonalidade esverdeada mais aberta, límpido e brilhante. Tímido de aromas no inicio de prova, rapidamente começa a mostrar o seu lado frutado bastante diverso e complexo, com notas de fruto citrino e fruta de polpa amarela madura, assim como algum tropical e meloa madura. A flor branca também se junta ao bouquet, discreta mas presente, aprarecendo depois alguma panificação, bolacha de manteiga e um envolvente pedregoso. Desafiante. Apetece ficar, mas temos de seguir.
Boca com largura, acidez acutilante, a secar gradualmente o palato, com uma gordurinha e amanteigado bons, fruta sumarenta, citrinos na sua base, equílibrio notável, terminando longo e elegante.
Para quem tiver paciência ou mais uma garrafa, será interessante voltar a ele daqui a um ano ou dois. Um sono de beleza que lhe fará muito bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário