quarta-feira, 4 de agosto de 2021

São Domingos Garrafeira 2011 Tinto

SÃO DOMINGOS GARRAFEIRA 2011 TINTO | BAIRRADA | 14,5% | PVP 20€
TOURIGA NACIONAL, CABERNET SAUVIGNON, MERLOT
CAVES DO SOLAR DE SÃO DOMINGOS, SA
17,5

A colheita de 2011 continua a ser considerada como uma das melhores de sempre na produção de vinho em Portugal e este vinho é apenas mais um exemplo disso mesmo. Aberto 10 anos depois continua novo e pujante, complexo tanto na parte aromática como na prova de boca, a fruta continua toda cá, a textura mostra-se como se o tempo não tivesse passado, está em grande forma e será para continuar assim por mais anos. Um Bairrada que sempre colheu as minhas preferências e que, por acaso, não tem a baga no seu blend.
Cor vermelha de tonalidade granada de média concentração, mais aberto no bordo do copo, aspecto límpido e ainda jovem. O plano aromática continua a ser marcado pela boa intensidade da fruta vermelha e preta, mais ameixa, amora silvestre, morango e cassis, com notas florais bem medidas, leve vegetal, terrosos refrescantes, um toque de hortelã da ribeira em fundo, curioso, elegante e fresco. Boca com volume de médio porte, estrutura equilibrada, macio e com textura mastigável, mostrando a fruta em bom plano, com um ligeiro travo mais doce do que o esperado, muito harmónico, cativante e com término de boca longo e persistente.
Somos obrigados a juntar-lhe comida. Seria um crime não o fazer. A maridagem fez-se com uma chanfana feita como reza a receita tradicional e não falhou.

Sem comentários:

Enviar um comentário