VIOSINHO, GOUVEIO, ARINTO, RABIGATO
ADEGA COOPERATIVA DE FAVAIOS, CRL
17,5
O planalto de Favaios proporciona um Douro mais fresco que se quer afirmar, para além do Moscatel, também na produção de vinhos brancos de qualidade. As uvas e parcelas que a equipa de enologia conhece melhor e que oferecem, de forma sistemática, os melhores resultados são usadas para criar o blend deste vinho e o resultado merece toda a atenção.
Primazia à fruta, à sua frescura e elegância e ao casamento da notas vindas do descanso em barricas. Em bela forma aconselho juntar-lhe à mesa um belo pregado de mar assado no forno com uns salpico limão e umas nozes de manteiga a derreter no final.
Cor amarelo citrino intenso, tonalidade esverdeada, aberto, límpido e de aspecto jovem. No plano aromático lugar ao fruto citrino maduro bem casado com bem medido tropical, mantendo-se esta fruta acima de um leve perfumado floral e de notas de especiaria e tostados bem delicados, apenas actuando como correcto tempero do conjunto. Mostra mais as garras nas prova de boca, com algum volume, textura macia e cremosa, aliada à sua acidez vincada, com fruta citrina sumarenta, acídula, mostrando um conjunto harmonioso, mostrando também aqui a boa ligação com as notas vindas do estágio em barrica, terminado longo e persistente.
Sem comentários:
Enviar um comentário