ALVARINHO
CARLOS ALBERTO CODESSO
18,5
A marca de vinho Dona Paterna nasce em 1990, resultado da paixão de Carlos Alberto Codesso que, inspirado pelo seu pai, desde muito novo se interessou pela viticultura, todavia, poder-se-á dizer que a história desta marca começou realmente no ano de 1974, quando, incentivado pelo seu Pai, iniciou as primeiras plantações de alvarinho, uma das primeiras vinhas contínuas em Melgaço.
Lançado recentemente no mercado, este vinho celebra os primeiros 30 anos de aniversário da marca, 1990 - 2020, e revela um Alvarinho extraordinário, com uma elegância notável, expressando a casta e o seu casamento feliz com a barrica de carvalho francês usada, num conjunto feito de equilíbrio e num registo apaixonante.
Incrível o seu comportamento neste copo tipo borgonha e a sua capacidade de, à mesa, nos fazer sorrir de prazer na companhia de um arroz de polvo caldoso. São apenas 1990 garrafas desta preciosidade.
Cor amarelo citrino, intenso, tonalidade palha com ligeiros reflexos aloirados, aspecto límpido, brilhante e jovem. Plano aromático rico e complexo, fruto critrino, tropical e de pomar maduros, num enlace feliz com notas de flor branca e a componente ganha pela passagem em barricas de carvalho francês usadas, completamente integradas, num perfil mais guloso, mas pleno de finura e elegância, num diálogo com quem dele disfruta. Boca de volume acentuado, textura macia, cremosa, com acidez fina, cheio de nervo e num crescendo gradual de secura, acompanhando a fruta bonita, num conjunto que apaixona, que vibra, de equilíbrio notável e final de boca longo e prazeroso.
Sem comentários:
Enviar um comentário