terça-feira, 15 de abril de 2025

Cortes de Cima Salino 2020 Branco

CORTES DE CIMA SALINO 2020 BRANCO | ALENTEJO | 11% | PVP  38€
LOUREIRO
CORTES DE CIMA
17,5

Momento para confessar que ainda não havia provado nenhum vinho da Cortes de Cima desde que Anna Jorgensen, filha do casal Hans e Carrie Jorgensen, que deram início ao projecto em 1988, pegou na batuta e assumiu a responsabilidade pelos novos vinhos, pela forma como eles nascem e pela nova roupagem tão diferente da anterior. Dar o sinal de partida com este Salino, embora não sendo da colheita mais recente, foi uma bela forma de me fazer ao caminho.
Dizer ainda que este Salino é fruto de uma parceria entre a Anna Jorgensen e Dirk Niepoort, que juntos trabalharam a uvas das casta Loureiro de berço Atlântico e que resulta num registo de balanço entre elegância e delicadeza no plano aromático, e uma acidez pungente, toda ela mar, com prolongamento final não mesurável quando o levamos à boca. Notável.
Cor amarelo citrino intenso, leve nuance palha, aberto, brilhante e jovem. Nariz elegante e delicado, nota de mar, leve iodo, casca de limão, folha de louro seca e o mar que não me larga os sentidos. Na prova de boca destaque para vivacidade, energia e acidez vibrante, vertente marítima, vertical e preciso, num bom jogo entre tensão, fruto citrino e secura vivaz, que nos apanha desprevenidos, terminando quase sem fim, se assim posso descrever.

Sem comentários:

Enviar um comentário