domingo, 2 de dezembro de 2018

Saroto 2017 Tinto

SAROTO 2017 TINTO | VINHO MESA (IVV) | 11% | PVP  9,90€
VINHAS VELHAS
ARRIBAS WINE COMPANY
16,5

Começar o mês de dezembro com este vinho é voltar um pouco às minhas raízes familiares, percorrer na memória as vinhas velhas de família, recordar como era feito o vinho no tempo dos meus Avós e dos meus Pais e recordar esta palavra: Saroto. Os cães sarotos, as lagartixas e lagartos. Os animais sem cauda que me ensinaram desde pequeno a charmar por esse nome.
O vinho vem de Trás-Os-Montes, mais precisamente da Bemposta, Mogadouro, onde Frederico Machado e Ricardo Alves têm exclusivamente como base as vinhas velhas, trabalhando e recuperando parte do património vitícola transmontano fazendo o vinho "à antiga".
Cor vermelho intenso, aberto, cativante e de aspecto jovem. No nariz a vinha velha transmontana faz das suas revelando uma fruta vermelha madura muito fresca, notas de lagar, pedra lascada, perfil fresco. Na boca um tinto de pouca extracção, leve e com uma frescura contagiante, mostrando, mais uma vez, a fruta num plano muito definido e fresco, com boa acidez, elegante, apetecível, envolvente e com um final de boca duradouro.
A carne assada no forno no inverno e a grelhada no verão fazem-lhe a companhia.

Sem comentários:

Enviar um comentário