terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Niepoort Porto Vintage Port 2017

NIEPOORT PORTO VINTAGE 2017 | PORTO | 20% | PVP  72€
TOURIGA NACIONAL, TINTO CÃO, TINTA FRANCISCA, TINTA AMARELA, SOUSÃO, TINTA RORIZ, OUTRAS
NIEPOORT VINHOS, SA
19,5

Nesta altura do campeonato dispensa grandes apresentações. Sabia a "tarefa" que tinha pela frente e enfrentei-a sem medos. Um gigante Porto Vintage, belíssimo, para o deleite de quem os aprecia assim jovens ou para quem aceitar esperar uns valentes anos e conhecê-lo já com a beleza que o tratamento do tempo lhe dará.
Impacto visual pela sua cor concentrada, retinta, com algumas nuances roxo escuro, aspecto limpo e revelando um Vintage jovem. Plano aromático complexo, dominado pela intensidade da fruta vermelha e preta, cerejas, ameixas preta, amora silvestre, com floral envolvente, notas de cacau, pimentas, ligeiro toque de hortelã adicionando frescura, cativante, somos embalados, acabamos por ficar mais tempo. Na boca mostra-se concentrado, denso, uma bela acidez e frescura a contrabalançar, sedoso, untuoso e a encher o palato num registo doce da fruta preta, num equilíbrio fabuloso, que crescendo em prova, que vai abrindo à medida que se bebe, sempre elegante, terminando longo, envolvente e com muita finess.
À mesa uma ligação que raramente falha com o chocolate, mas brilha também se o quiseres beber sem mais nenhum acessório ou com um dos grandes parceiros do Porto, o Queijo. Neste caso, o Queijo da Serra, o bem conhecido Stilton ou outros queijos azuis.

Sem comentários:

Enviar um comentário