quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

São Domingos Elpídio 80 Anos Espumante Bruto 2011 Branco

SÃO DOMINGOS ELPÍDIO 80 ANOS BRUTO 2011 BRANCO | BAIRRADA | 12% | PVP 28€
PINOT NOIR, PINOT BLANC
CAVES DO SOLAR DE SÃO DOMINGOS, SA
18

Nasce do invulgar blend de castas na região de Pinot Noir e Pinot Blanc, com um descanso de 48 meses em cave à temperatura constante de 12°c. Celebra o 80º Aniversário das Caves do Solar de São Domingos e é uma homenagem ao seu fundador Elpídio Martins Semedo.
Cor amarelo citrino, intenso, brilhante, com bolha finíssima e de cordão persistente e fluído. No nariz mostra-se muito elegante e fino, notas florais, algum citrino pontual, com sugestão de fruto seco torrado, biscoito de manteiga, pão torrado, pedra lascada, complexo, conjunto uno e equilibrado.
Na boca envolve-nos com uma espuma leve, qual mousse cheia de ar, cremoso, seco, aparecendo novamente as notas de fruto seco, os torrados muitos leves, grande finura e com um final de boca amplo, longo e sempre elegante.
Apesar de muito versátil à mesa, harmonizando com mestria tanto pratos de peixe e marisco como carne, adoro-o assim, a solo, quiçá trincando de quando em vez uma amêndoa torrada, um ou outro fumado fatiado, assim, à gula mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário