quarta-feira, 13 de maio de 2020

Colares Ramisco 2010 Tinto

COLARES RAMISCO 2010 TINTO | COLARES | 13,5% | PVP  19€
RAMISCO
FUNDAÇÃO ORIENTE - QUINTA DAS VINHAS DE AREIA SOC AGRÍCOLA, LDA
17

Colares. Aqui tão perto de casa e ainda tanto para descobrir e provar. Estes vinhos são de uma singularidade sem igual. Um região muito pequena, com produções baixas, vinhas plantadas em solos arenosos, a pouco metros do mar e das suas vicissitudes. Nos finais do século XIX seriam das poucoas a escapar ao flagelo da filoxera. Poderoso.
Cor vermelho rubi, média concentração, embora mais aberto, aspecto limpo. No nariz a complexidade dos vinhos de Colares agarra-me por completo. Notas de cedro, madeiras exóticas, fruta preta, licor de ginja, especiarias finas, também elas exóticas, sempre em evolução, com alguma resina inicial, género cola cristal e com um toque salino que não se esconde. Apetece ficar, buscar memórias olfativas, como a cera de sapateiro que aqui me aparece.
Na prova de boca mostra-se um pouco delgado, direi mais elegante, com acidez viva, ginja madura fresca, a secar o palato de forma gradual e sem excessos, volto a sentir a especiaria - gosto -, equilibrado com com final de boca longo.

Sem comentários:

Enviar um comentário