segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Portal Late Harvest 2015 Branco

PORTAL LATE HARVEST 2015 BRANCO | DOURO | 12% | PVP  14,90€
RABIGATO, MOSCATEL, VIOSINHO
SOC QUINTA DO PORTAL, SA
17,5

Ao contrário do que é habitual e do que é costume encontrar neste tipo de vinho este colheita tardia nascido no Douro é resultado de uma combinação de castas brancas tradicionais da região aproveitando assim o melhor de cada uma para um blend que não desilude e que me mostra um dos bons colheita tardia cá do burgo.
Cor amarelo citrino intenso e definido, tonalidade palha,  ligeiros dourados, aspecto límpido e jovem. Aromas intensos a fruta desidratada, fruto amarelo de caroço, pêssego, damasco, alperce, com notas de flor de laranjeira, mel com chá de limão, envolvente, sem ser adocicado em exagero, equilibrado e fresco. Na boca surge um pouco mais denso do que esperava, com cremosidade, toque acetinado, complexo, mantendo uma elegância notável sob a batuta de uma acidez no ponto, que não o deixa cair e que vai permitindo que se revele à medida que se bebe, sendo o maior destaque para a sua finura, sem deixar de ser o que queremos de um colheita tardia. Termina longo, persistente e elegante.
Na mesa prefiro-o com um prato de fruta laminada, manga, mamão, ananás e uma bolinha de um bom sorbet de tangerina, mas com sobremesas à base de amêndoa e ovos ou uma entrada de uma iscas de cebolada bem feita será de surpreender os comensais.

Sem comentários:

Enviar um comentário