quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Alorna Licoroso Abafado

ALORNA LICOROSO ABAFADO | TEJO | 17,5% | PVP  -€
BLEND CASTAS
SOCIEDADE AGRÍCOLA DA ALORNA, SA
16,5
 
Esteve esquecida na minha garrafeira por uns anos valentes e só uma arrumação de fundo, permitida pelo estado de recolhimento devido à pandemia, fez com que a pudesse reencontrar para umolhar mais atento. Desconheço totalmente de que ano será, mas quando a abri e a rolha saiu por inteiro, brilharam-me de imediato os olhos. 
Para surpresa, ou talvez não, este abafado encontrava-se ainda em muito boa forma, vivaz, aromas deliciosos, mais apurados, mas mantendo a linha de frescura. A cor na fotografia não lhe faz juz, sendo de facto de tonalidade âmbar escura e com um esverdeado no rebordo, limpo. Aromaticamente com a fruta passa e seca bem presente, ladeados por caramelos bem medidos, leve toque de marmelada, profundo, desafiante. Cremoso e macio na prova de boca, sem ser pesado, com toque de caramelo salgado, acidez ainda no ponto, a mater a prova lá em cima e com final de boca longo.
Não a abri hoje, mas cerca de metade da garrafa foi hoje, com as castanhas e a batata doce assada no forno. Será que encontro para lá mais alguma?

Sem comentários:

Enviar um comentário