terça-feira, 10 de novembro de 2020

Fita Preta A Laranja Mecânica 2018 Branco

FITA PRETA A LARANJA MECÂNICA 2018 BRANCO | ALENTEJO | 12,5% | PVP  19,90€
ARINTO, ROUPEIRO, VERDELHO, ANTÃO VAZ, ALICANTE BRANCO, TRINCADEIRA DAS PRATAS, FERNÃO PIRES
FITAPRETA VINHOS, LDA
17,5

Um vinho diferente. Diferente no conceito, no resultado final, no nome e na roupagem. Pelo seu perfil acredito que não será um vinho consensual, não agradará gregos e troianos, mas é destes projectos que o Vinho também precisa, ousadia, personalidade, direi também experimentalismo. Os meus parabéns!
Quando, pela primeira vez, fui confrontado com o nome do vinho pensei de imediato no clássico de Stanley Kubrick e após provar o vinho ligo-o bastante ao lado disruptivo e desconcertante do mesmo e tal como com o filme a sensação final é deliciosa.
Cor âmbar jovem, alaranjado aberto, aspecto límpido e brilhante. O plano aromático deste vinho é um verdadeiro desafio aos sentidos, com as notas de fruta passa e seca bem presente, casca de laranja cristalizada, ladeada por pontual melaço, iodados leves, polen de flores, cera de abelha, irradia frescura. Na boca mostra bom volume e largura, com acidez mordaz, harmoniosa, com uma fruta citrina peculiar, sumarenta, toranja, tangerina, alguma laranja madura, chá com casca de limão, traço de mel, funcionando como um todo, equilibrado, guloso e com final de boca longo.  
Encontrei-o bastante versátil à mesa. Desde a harmonização com pratos de peixe e de carne com alguma complexidade e estrutura, como mesmo numa tábua de queijos e enchidos regionais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário