domingo, 3 de janeiro de 2021

Quinta do Gradil Maria do Carmo 2017 Branco

QUINTA DO GRADIL MARIA DO CARMO 2017 BRANCO
| LISBOA | 15% | PVP 49€
SEMILLON, ALVARINHO
QUINTA DO GRADIL SOC VITIVÍNICOLA, SA
18

A primeira publicação do ano tinha de ser assim. Começar com um grande vinho, um branco que, na minha opinião, entra directo para o lote de grandes brancos portugueses e que, com certeza irá consolidar esse estatuto com próximas colheitas.
Uma homenagem ao espírito criativo, indómito e desafiador de Maria do Carmo Romeiro da Fonseca que ao 20 anos de idade herdou a Quinta do Gradil e que soube desenvolver ao longo do tempo. Este é um vinho também desafiador ao perfil que estamos mais habituados, mas que surpreende e que nos agarra desde o momento em que abrimos a garrafa.
Cor amarelo intenso, tonalidades douradas, ainda com leves reflexos esverdeados, aspecto límpido e brilhante. Aromaticamente de grande complexidade, mostrando alguma fruta tropical e citrinos maduros, damasco, pêssego, tangerina e maracujá, com toque floral, bem ligados com a presença das notas vindas do estágio em barrica, tosta leve, algum fruto seco torrado, envolvente e vivo. Boca com volume, corpo bem medido, untuosidade boa, bem acompanhada pela acidez acutilante, a secar gradualmente o palato, sem se impor pela agressividade, com uma fruta muito boa, mantendo a sua frescura e elegância, com término de boca longo e persistente.
À mesa é um branco para comida poderosa, peixes no forno ou caldeirada do mesmo, mas adorei a ligação com um queijo de pasta mole da nossa Serra da Estrela.


Sem comentários:

Enviar um comentário