terça-feira, 15 de junho de 2021

Piratas da Viúva Malvasia 2019 Branco

PIRATAS DA VIÚVA 2019 BRANCO | IVV | 12,5% | PVP  16€
MALVASIA
CHÃO DE AREIA VINHOS E EVENTOS, LDA
16,5
 
Voltei à gama Piratas da Viúva, desta vez para conhecer o branco feito a partir da casta Malvsia de Colares, e confirmar aquilo que já tinha sentido ao beber o tinto tutti-frutti no ano passado. Um vinho que mostra bem o lado mais irreverente e contra-corrente de um produtor tão ligado à tradição da região de Colares na produção de vinho. 
A inicio parece-nos deixar um pouco fora de contexto, mas começa desde logo a abrir, a mostrar vida, a revelar a fruta e todo o lado salino que a costa Atlântica transmite ao vinho. a mostrar o potencial à mesa e a rapidamente fugir do copo.
Cor amarelo definido, tonalidade palha, aspecto limpo e jovem. No nariz mostra-se a fruta mais tropical, apontamentos frescos e bem medidos de abacaxi, fruta de pomar, maça reineta, algum floral, citrinos, infusão de limão com mel, lado salino e marírimo presente, complexo e desafiador. Na boca revela corpo bem composto, ligeira untuosidade, envolvente, com acidez acídula, fruta sumarenta, a dar indicios de uso de barricas usadas, equilibrado e com término de boca longo.
O pregado assado no forno bem regado com limão e uma noz de manteiga no final fez-lhe companhia de sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário